A EMEL vai realizar sessões presenciais com pessoas que se movam em Lisboa para recolher as suas ideias e propostas para uma futura app de mobilidade, que una a GIRA, a ePark e, eventualmente, outros serviços.

A EMEL tem estado a repensar as suas duas aplicações móveis – a da GIRA e a da ePark – com o intuito de criar uma app única de mobilidade, que junte as bicicletas partilhadas, o estacionamento automóvel e eventualmente outros serviços. Depois de um inquérito online promovido em Junho, a empresa vai agora realizar entrevistas presenciais com utilizadores dessas aplicações e outras pessoas que se movam na cidade de Lisboa.
Assim, se utilizas a GIRA ou a ePark ou se não utilizas nenhum desses serviços mas és uma pessoa que se desloca habitualmente na capital, estás convidado ou convidada a participar nestas entrevistas. Podes inscrever-te através deste formulário.
Realizadas em regime presencial e com uma duração média de 2h30, as sessões serão renumeradas com um vale de 40 € que poderás utilizar em várias lojas de Lisboa. A EMEL procura perfis diferentes de pessoas e irá seleccionar os/as interessados/as com base em critérios como a idade, frequência de deslocação e modos de transporte utilizados.

A EMEL está a repensar as suas aplicações no âmbito do VoxPop, um projecto europeu de co-criação com vista à inovação digital no campo da mobilidade urbana em Lisboa. O VoxPop une várias empresas de transporte, como a Carris, o Metro de Lisboa, a TML e a EMEL, e, no caso da EMEL, cruza vários domínios do saber, da ciência de dados à antropologia.
Em relação à nova aplicação da EMEL, do VoxPop resultará um plano do que essa app pode ser, com base nas ideias e propostas resultantes das pessoas e das equipas técnicas da EMEL. Depois, e com base nesse plano, a empresa de mobilidade de Lisboa poderá desenvolver a futura aplicação. De momento, a EMEL conta com duas apps, uma para a GIRA e outra para a ePark. A ideia é pensar numa só plataforma digital, que una os diferentes serviços de mobilidade, e que possa ser gerida internamente.