A carreira 25E deixa o “X” de Santos e regressa assim ao seu percurso habitual pela Rua de São Paulo. Carris justifica esta alteração com “questões operacionais e de segurança”.

O cruzamento de carris que foi construído no Largo de Santos – na sequência das obras de expansão do Metro – não vai ser, afinal, utilizado para o fim inicialmente previsto: desviar o eléctrico 25 durante as interrupções rodoviárias na zona de Santos. Uma semana depois de a Carris ter dado à carreira 25E um novo percurso, decidiu voltar atrás, substituindo os eléctricos por autocarros e recuperar o percurso antigo.
Assim, e até ao final das obras do Metro, a carreira 25E, entre os Prazeres (Campo de Ourique) e a baixa da cidade, volta a circular pelo Largo Vitorino Damásio, seguindo depois pela Rua Dom Luís I, Rua Instituto Industrial e Rua da Boavista, onde retoma o percurso habitual até ao Corpo Santo. No sentido inverso, a partir do Corpo Santo, circula pelo trajecto normal até ao Largo Conde Barão, seguindo pela Avenida Dom Carlos I, Rua da Esperança, Rua Santos-o-Velho e Rua São João Mata, onde retoma o percurso habitual até aos Prazeres.

A Carris justifica a alteração com “questões operacionais e de segurança”.
Com esta mudança, a Carris deixa de utilizar o “X” de Santos, um novo cruzamento de eléctricos que tinha sido construído no Largo de Santos propositadamente para o desvio desta carreira em particular. Nesse local, os guarda-freios, que conduzem os eléctricos, tinham de circular a velocidade reduzida (até 10 km/h) e de alterar manualmente as agulhas para mudar na direcção pretendida, uma vez que não foi instalado um mecanismo automático. Tal situação poderia causar problemas de segurança, se as agulhas não fossem correctamente manobradas, e causaria também algum congestionamento na Avenida 24 de Julho, já sobrecarregada com várias carreiras de autocarro e eléctrico.

A mudança da 25E do modo eléctrico para o autocarro permite também à Carris não deixar de fora a zona do Largo do Conde Barão e da Rua de São Paulo, que, sem essa carreira, fica sem transporte público de proximidade durante a semana. Note-se que, como habitual, a carreira 25E circula apenas nos dias úteis, sendo que aos fins-de-semana e feriados é substituída pela carreira 774. Nos dias de semana, esta carreira de autocarro percorre nos dias úteis o trajecto entre a Rua Gomes Freire, em Arroios, e Campo de Ourique, mas aos fins-de-semana e feriados é prolongada de Campo de Ourique até à Praça da Figueira, fazendo percurso coincidente com a 25E.
Apesar de a Carris ter utilizado o “X” apenas durante uma semana, a sua construção não terá sido em vão, uma vez que poderá ser utilizado para recolhas de veículos, para eventuais novos serviços de eléctrico no futuro ou mesmo no caso de existir alguma interrupção inesperada, quer na Avenida 24 de Julho, quer na Rua de São Paulo.