Uma “anomalia técnica” está a afectar os tempos de espera na Linha Azul. Enquanto não é solucionada, o Metro de Lisboa desactivou essa informação nas estações. Situação já se arrasta há vários meses.

O Metro de Lisboa ainda não conseguiu resolver o problema dos tempos de espera que está a afectar em particular a Linha Azul e os seus passageiros. Trata-se de uma situação que se arrasta há vários meses, desde meados de Abril, quando foram realizados trabalhos de modernização do sistema de sinalização naquela linha.
De acordo com informação obtida por um passageiro junto da empresa, fruto de uma reclamação, o sistema de informação sobre a circulação de comboios na Linha Azul encontra-se “com uma anomalia técnica que origina uma informação imprecisa relativamente ao tempo de espera anunciado”. “Por esse motivo, e até que a avaria esteja reparada, o Metro, preventivamente, optou por desligar a linha onde deveria constar essa informação”, indicou ainda a operadora de transportes.
“Conscientes da utilidade da informação que esta funcionalidade fornece, estamos, em conjunto com o fornecedor do sistema, a trabalhar para resolver esta avaria o mais rapidamente possível.” Mas o problema já se perpectua há vários meses. O Metro de Lisboa tinha, no final de Maio e nas últimas semanas, voltado a mostrar os tempos de espera nas estações da Linha Azul, mas efectivamente a informação continuava errada, como o LPP conseguiu comprovar quando ainda eram mostrados alguns minutos nos painéis informativos mas os comboios já estavam a chegar às estações.
O LPP contactou o Metro de Lisboa a 18 de Maio, que não se disponibilizou a responder até á data de publicação deste artigo. A informação citada em cima foi enviada no dia 17 de Abril a um passageiro, que reclamou a não apresentação de informação de espera nas estações. O mesmo passageiro fez, mais recentemente, uma nova reclamação para ter uma nova actualização, tendo recebido resposta nesta semana: “Infelizmente, ainda não nos foi possível colocar em pleno funcionamento a funcionalidade sobre os tempos de espera nos cais das estações na Linha Azul, não nos sendo ainda possível prever a sua resolução. Entendemos o seu descontentamento e por tal reiteramos as nossas desculpas, pois estamos cientes de não estamos a corresponder às suas expectativas de prestação de serviço.”
Recorde-se que o Metro de Lisboa encerrou uma parte substancial da Linha Azul no fim-de-semana de Páscoa para continuar a modernizar o sistema de sinalização, que inclui o sistema de informação ao público nos painéis das estações. Foi instalado um colocado um novo sistema de controlo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC), que se prevê que esteja concluído na Linha Azul até ao final do ano e que permite uma maior precisão na localização dos comboios, permitindo, em teoria, aproximá-los uns dos outros e encurtar tempos de espera para os passageiros.
Os tempos de espera também têm estado instáveis noutras linhas do Metro, em particular nas Linhas Verde e Amarela, neste caso, devido às obras que estão a ser realizadas na zona do Campo Grande A informação dos tempos de espera tem estado com perturbações também na API, pelo que não está a ser exibida em aplicações como o Google Maps ou o Próximo Metro. Se utilizares estas plataformas, irás ver os tempos tabelados de espera (ou seja, os horários que estão previstos para a circulação dos comboios do Metro de Lisboa e não os horários em tempo real).