“Estas são as linhas que nos definem” – a canção de amor da Carris pela cidade de Lisboa

A Carris lançou uma música – uma declaração de amor à sua cidade, cantada por Silly e musicada pelo Fred, dos Orelha Negra.

Recorte do videoclipe da música “Estas são as linhas que nos definem” (via Carris)

Quando o briefing chegou à secretária do Canal180, canal de televisão e produtora do Porto, a ideia “era fazer um novo filme institucional”. “A Carris comemorou 150 anos no ano passado, e está num processo de renovação importante de oferta, de eléctricos e autocarros, na sua missão de tornar mais confortável e mais atractiva a utilização de transportes públicos em Lisboa”, conta ao LPP João Vasconcelos, director do Canal180. “Mas este processo foi especial.” E a partir do plano original de criar um mero filme institucional, chegou-se à ideia de fazer uma música – uma canção de amor da Carris pela sua cidade de Lisboa.

Nasceu, assim, “Estas são as linhas que nos definem” – uma música que junta a artista recém-chegada Silly (Maria Miguel Bentes), que editará o seu primeiro álbum em 2024, e o já consagrado produtor Fred, dos Orelha Negra. A canção foi apresentada a propósito do 151º aniversário da Carris, celebrado este ano, e consiste numa declaração de amor da transportadora à cidade de Lisboa. Se um autocarro ou eléctrico falasse, o que diria às ruas por onde passa, à luz da cidade que vê, às pessoas que carrega? Foi com essa representação metafórica e mais poética que chegámos à canção que ouvimos agora”, conta a dupla de artistas, Silly e Fred, ao LPP, salientando que foi fácil responder ao pedido da Carris para criar uma suave mas bonita canção de amor à cidade. “O convite chegou-nos através do Canal180; e foi uma boa surpresa e um desafio feliz que guardamos.”

Recorte do videoclipe da música “Estas são as linhas que nos definem” (via Carris)

“No que diz respeito aos sons e aos tons da música, quisemos sempre manter uma ideia de leveza, serenidade e de certa forma assegurar algo aspiracional. O playing da guitarra sugere essa envolvência e delicadeza, alguns elementos singelos que vão surgindo ao longo do tema ajudam também na construção dessa ideia e um padrão rítmico que nos guia e marca um caminho”, descreve a dupla de artistas. “A letra é uma metáfora dessa mesma declaração de amor, uma representação do tributo que nos tinha sido pedido pela Carris no sentido de alcançar esse desafio de criar uma canção bonita para a campanha. Esse foi o principal mote da nossa inspiração criativa: uma declaração de amor à cidade.”

O resultado pode ser escutado no Spotify, Apple Music e YouTube Music.

A letra de “Estas são as linhas que nos definem” (fotografia de Silly)

A música é acompanhada por um vídeo produzido pelo Canal180. O tal vídeo que começou por ser um filme institucional mas que virou videoclipe. João Vasconcelos, director do canal/produtora, explica como tudo surgiu:

“Trabalhamos com a Carris há alguns anos. O projecto era fazer um novo filme institucional. A equipa de comunicação partiu do conceito dos reflexos (ver a cidade nos vidros dos autocarros/eléctricos), mas sentia que o filme precisava de algo mais que só se podia transmitir através da música. Estivemos num processo de procura de música originais (nacionais e internacionais) durante mais de um mês, até que mudamos de estratégia e falamos com o Fred [dos Orelha Negra]. Falámos ao telefone 10 minutos e terminámos a conversa logo com uma proposta dele: “posso propor uma voz?”. Não fiquei muito convencido por receio do que seria a letra escrita à pressão. Mas falámos todos com a equipa da Carris, que deu carta branca para o Fred avançar. E algumas semanas depois, quando a música chegou, virou a campanha institucional ao contrário. Transformou o filme num videoclipe, numa ode a Lisboa . Não estava de todo nos planos. A equipa da Carris é que teve essa leitura e vontade.”

– João Vasconcelos, Carris
Recorte do videoclipe da música “Estas são as linhas que nos definem” (via Carris)

Para a Carris, esta canção “é um tributo à harmonia e beleza da cidade e à forma uníssona com que Lisboa e a Carris se entregam, todos os dias, para acolher e movimentar os lisboetas. Nesta campanha, que assenta em visuais que captam e espelham os reflexos indissociáveis de Lisboa e da Carris, é atribuída, de forma original, a centralidade à dimensão musical”. A música foi acompanhada por uma campanha publicitária multi-meios.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.