Novas máquinas da CP começam a chegar às estações. Permitem comprar qualquer bilhete

A CP está a substituir as suas máquinas de venda de bilhetes nas estações da área metropolitana de Lisboa por modelos mais modernos, que aceitam várias formas de pagamento e permitem a compra de bilhetes de todos os tipos, incluindo de longo curso.

Novas máquinas de venda automática da CP (fotografia LPP)

São novas e mais modernas, estão aptas a pessoas em cadeira de rodas, aceitam qualquer modalidade de pagamento, e permitem a compra de qualquer bilhete de comboio, incluindo de longo curso (Alfa Pendular e Intercidades). As CP tem vindo a substituir as suas máquinas de venda nas estações e apeadeiros da área metropolitana de Lisboa, nas últimas semanas. Nesta fase, as novas máquina vão coexistir com as antigas em alguns locais, mas o intuito é haver uma substituição e modernização total.

As novas máquinas ainda não estão a funcionar a 100%. Por exemplo, ainda não aceitam pagamentos com cartões bancários (incluindo Multibanco e contactless) por ainda estar a ser feito o processo de certificação dos equipamentos junto do tesouro português (IGCP), como explica o Dinheiro Vivo. Enquanto esta certificação é feita, as antigas máquinas vão continuar disponíveis. Note-se que o pagamento com cartão bancário representa 80% das operações de compra de bilhetes.

Todas as opções de pagamento (fotografia LPP)

A substituição das máquinas de venda da CP é fruto de um investimento de 10,1 milhões de euros, com 20% financiados por fundos europeus. A CP não está apenas substituindo as antigas máquinas de 2008, mas também duplicando o número de postos. Por exemplo, no Cais do Sodré, serão instalados 22 equipamentos (actualmente são dez); na estação do Rossio, haverá 20 máquinas. Algumas paragens receberão máquinas de bilhetes pela primeira vez: Praias-Sado-A, na Linha do Sado, Marvila, na Linha da Azambuja, e Mafra, Malveira, Sabugo, Pedra Furada e Jerumelo, na Linha do Oeste.

Com as novas máquinas, os passageiros poderão comprar bilhetes para comboios regionais e de longo curso até à hora da partida, similar às bilheteiras físicas. Na aplicação e no site da CP, as vendas digitais encerram cerca de 15 minutos antes da partida do comboio. Ao todo, serão 311 novas máquinas, das quais um terço (103) aceitarão apenas cartão bancário e serão colocadas em locais onde já existam equipamentos que aceitam notas e moedas. Várias dessas novas máquinas possuem um monitor no topo para publicitar os serviços da CP.

Os novos equipamentos estão aptos para pessoas em cadeira de rodas (fotografia LPP)

A venda de bilhetes de comboios de longo curso e regionais em máquinas automáticas é uma novidade. O Dinheiro Vivo lembra que, em 2003, a CP instalou, num projecto-piloto, máquinas de venda de bilhetes de comboios regionais e de longo curso em Santa Apolónia, Oriente, Entroncamento, Aveiro e Porto-Campanhã, mas a experiência não foi continuada.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.