E se usássemos os números dos candeeiros da cidade para chamar o INEM?

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Um candeeiro pode ser melhor coordenada que o GPS.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Depois de aqui o escrevermos, vai ser difícil não reparar: os candeeiros de iluminação pública da cidade de Lisboa estão numerados. Podes encontrar essa numeração geralmente na parte superior dos postes. Não são todos os candeeiros que estão referenciados, apenas aqueles que são da responsabilidade da Unidade de Coordenação Territorial da Câmara de Lisboa.

Esta numeração é composta por um código de Sistema de Informação Geográfica (SIG), composto por nove algarismos, e por um número de quatro ou cinco algarismos, que é afixado numa pequena tableta nos postes. Com este trabalho de georreferenciação, as equipas da autarquia conseguem rapidamente localizar um candeeiro avariado na via pública e proceder à sua reparação – conseguem saber exactamente onde fica sem precisar de coordenadas GPS complexa, de nomes de ruas ou de referências específicas sobre cada rua.

Todo os dados de mapeamento dos candeeiros de iluminação pública da cidade estão disponíveis em formato aberto, podendo ser descarregados ou visualizados num mapa online. Existem, de momento, perto de 63 mil postes georreferenciados.

Mas, e se este trabalho de numeração dos postes pudesse ser aproveitado para situações de emergência e para as equipas de socorro do INEM, por exemplo, conseguirem melhor identificar a localização das ocorrências? Em Praga, capital da República Checa, é precisamente o que acontece, conforme contou o canal de YouTube Honest Guide.

Os candeeiros de Praga estão, como os de Lisboa, mapeados e podem também ser encontrados online. Mas, na capital checa os números servem como uma espécie de coordenadas de geolocalização – mais curtas e simples que as habituais coordenadas GPS, pois contém apenas seis algarismos – que podem ser fornecidos às equipas de emergência para rapidamente localizarem as ocorrências e enviarem socorro, como explica o canal Honest Guide. Desta forma, evita-se a partilha de referências sobre a envolvente da ocorrência ou tentativas de saber o nome da rua, que nem sempre está visível.

E se o mesmo sistema fosse aplicado a Lisboa? Ao que o Lisboa Para Pessoas apurou, o trabalho de georeferenciação dos candeeiros públicos não foi partilhadas com os serviços de emergência para que funcione como funciona em Praga, mas da Câmara Municipal de Lisboa não conseguimos obter respostas em tempo útil sobre este projecto.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas
Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.