Lisboa, Almada, Alfragide, Bobadela e Mafra já se juntaram ao movimento “Kidical Mass”, mas qualquer cidade, vila, aldeia ou freguesia pode fazê-lo. Na Área Metropolitana de Lisboa ou por todo o país.

Todos os meses, na última sexta-feira, ao final do dia, um grupo variável de pessoas junta-se para percorrer de bicicleta as ruas de Lisboa, começando tradicionalmente no Marquês de Pombal. O movimento é conhecido como Massa Crítica, realiza-se desde 2003 e o objectivo consiste reclamar publicamente por melhor segurança e qualidade de espaço público para todos, em particular para ciclistas. Mas… e as crianças? As crianças que se confrontam, todos os dias, silenciosamente, com cidades inóspitas para si, para as suas necessidades de deslocação e para o seu desejo incontrolável de brincadeira?
Assim, surgiu o Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), um movimento global que um grupo de adultos preocupados decidiu trazer este ano para Portugal. O objectivo é incentivar crianças e adultos a usar a bicicleta nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. Em 2022, o evento internacional Kidical Mass acontece no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio e várias localidades em Portugal estão a organizar-se através das suas comunidades locais para participar com passeios, juntando-se a Barcelona, Bruxelas, Colónia e outras cidades.
Com o mote “Espaço para a próxima Geração”, a Kidical Mass pode ser organizada em qualquer parte do país, desde que haja pessoas e vontade para tal. Para já, estão confirmadas três cidades, uma freguesia e uma vila da Área Metropolitana de Lisboa (AML) – Lisboa, Almada, Mafra, Alfragide (freguesia da Amadora) e Bobadela (vila de Loures) –; além de Évora, Caldas da Rainha, Tavira, Viseu, Aveiro, Porto/Matosinhos, Guimarães e Braga.
Para juntares a tua zona a esta lista, só tens de juntar um grupo de amigos e depois:
- Escolher um dia (entre 14 e 15 de Maio), e um horário e local de partida;
- Definir um percurso na tua zona que seja acessível a crianças de todas as idades. Preferencialmente, terminar num local onde se possa fazer um pic-nic de convívio e envolver as crianças em actividades onde elas possam fazer cartazes e desenhos de como deveriam ser as ruas;
- Comunicar o evento aos promotores do Kidical Mass em Portugal para que seja incluído no site e no mapa do movimento pelo e-mail [email protected].
Cada Kidical Mass pode decorrer como um desfile ao abrigo da “lei das manifestações” ou como um simples passeio de amigos, ficando ao critério de cada localidade escolher como pretende organizar-se. No caso de optares por organizar a Massa Crítica de Crianças como uma manifestação formal para, por exemplo, ocupares uma praça ou uma rua, devem três promotores do evento avisar por escrito, e com a antecedência mínima de dois dias úteis, o Presidente da Câmara Municipal respectiva. Neste caso, pode usar-se esta minuta.
Caso a cidade organizadora opte pela figura da “manifestação”, tal evento será certamente acompanhado pelas autoridades competentes, sem custos.
As principais reivindicações do Kidical Mass em Portugal são:
- Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento.
- Rotas seguras para as escolas.
- Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima.
- Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas.
- Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais.
- Mais espaço público dedicado à mobilidade activa e para estar/brincar.
Podes saber mais sobre o movimento Kidical Mass em Portugal aqui. Actualizaremos este artigo quando existirem detalhes sobre os eventos na AML.