
Os passes Navegante e os demais títulos de transporte não vão sofrer aumentos de preço em 2021, anunciou a Área Metropolitana de Lisboa (AML). A decisão foi tomada de acordo com a taxa de actualização de 0% para o transporte público colectivo de passageiros, decretada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
A AML refere que 2021 é o segundo ano consecutivo em que os passes Navegante não sofrem qualquer actualização de preço, uma vez que este não foi alterado em 2020. Já os demais bilhetes de transportes públicos também não sofreram aumentos, “devendo assim o valor das respectivas tarifas manter-se igual ao praticado no ano de 2020”.
“Esta medida integra-se na estratégia de promoção da utilização dos transportes públicos coletivos, preconizada para a área metropolitana de Lisboa, que tem como grandes objetivos o combate às desigualdades sociais e económicas associadas à mobilidade, a redução de emissão de gases de efeito de estufa, e a diminuição de congestionamentos, poluição atmosférica, níveis de ruído e consumo de energia”, refere a AML.
A nível nacional também não existirão aumentos. Na CP, só os comboios Alfa Pendulares vão ver os seus preços aumentar em 0,5%. Assim, uma viagem de Lisboa (Oriente) a Porto (Campanhã) no comboio mais rápido vai passar de 31,40€ para 31,90€.