
Depois de um primeiro processo pouco participado e que culminou no cancelamento dos projectos de renovação da Praça do Martim Moniz por pressão da população, a Câmara Municipal procura agora um maior e melhor entendimento com a comunidade. Até 15 de Janeiro de 2021, o Martim Moniz estará em discussão pública.
A primeira fase do processo participativo da Praça Martim Moniz começou dia 18 de Dezembro. Até 15 de Janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Lisboa quer ouvir e compreender as suas preocupações, desejos e ideias para a futura transformação desta praça (concepção, construção e futura utilização). Podem participar todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, que vivem, trabalham e/ou usufruem da Praça Martim Moniz, assim como todos os que manifestem interesse pelo seu futuro.
Visita a exposição online, ou ao vivo na Praça Martim Moniz, sobre a evolução histórica, dinâmicas sociais e culturais do local e sua envolvente. Acede ao site e partilhe as suas propostas respondendo ao inquérito, disponível até dia 15 de janeiro de 2021.
Terminada a auscultação pública, seguir-se-á a fase da divulgação do relatório com o resultado da participação e a apresentação em reunião de Câmara das conclusões da participação pública e da proposta de programa preliminar do projeto de requalificação da Praça Martim Moniz, contemplando o parecer da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Posteriormente, será promovida a fase da participação técnica e especializada, aberta e plural, para o desenvolvimento de propostas espaciais (desenho de propostas que concretizem e traduzam os resultados dos contributos da participação pública). Por fim, prevê-se a aprovação, em reunião de Câmara, do programa base para concurso público internacional do projeto de execução da Praça Martim Moniz.
Este conjunto de iniciativas concretiza o que foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara – o desenvolvimento de uma estratégia e plano de ações para o processo de participação pública com vista à requalificação da Praça do Martim Moniz.