TTSL adicionou 100 novos lugares à ligação fluvial Barreiro-Lisboa

Os barcos entre o Barreiro e Lisboa passaram a contar com 700 lugares sentados através de “um rearranjo dos assentos existentes e da adição de novos assentos (idênticas aos originais)” na frota existente.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Desde 1 de Janeiro que a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa foi reforçada com 100 novos lugares sentados, oferecendo agora 700 assentos por viagem. A adição de lugares foi feita e “um rearranjo dos assentos existentes e da adição de novos assentos (idênticas aos originais)” nos navios existentes, conforme explicou ao Lisboa Para Pessoas a TTSL.

Na sequência deste acréscimo de capacidade, a TTSL adicionou duas jangadas salva-vidas adicionais, com capacidade para 50 pessoas cada. Na ligação entre o Barreiro e Lisboa (Terreiro do Paço), a TTSL conta com uma frota de seis navios catamarã. Em 2019, só nesta linha a operadora fluvial transportou 9,1 milhões de passageiros, com as embarcações a realizarem um total de 40 mil viagens.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A adição de 100 novos lugares vem adicionar oferta numa ligação fluvial muito procurada e que, em hora de ponta, tem frequências de 5-10 minutos, permitindo a travessia em 15 minutos. Relatos dão conta de que, nestas horas mais críticas, há passageiros se sentam nas escadas ou ficam em pé em vez de ocuparem toda a lotação de assentos disponível. “Acho que nunca vi os bancos todos ocupados”, diz-nos um passageiro frequente da ligação Barreiro-Lisboa da TTSL. “A malta começa a ficar de pé antes de ocupar os bancos todos, porque não querem ocupar os bancos no meio das filas.”

A operadora fluvial, que tem vindo a recuperar passageiros desde a pandemia, explica que fez “cálculos estruturais, ergonómicos e de estabilidade” para reforçar a capacidade dos seis navios que percorrem as duas margens entre Lisboa e o Barreiro, e que foi preciso toda a frota passar uma inspecção de segurança e certificação pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). “Concluído este processo na totalidade de navios da frota, no passado mês de dezembro de 2022, a TTSL realizou, com sucesso, testes piloto da nova lotação, a qual entrou oficialmente em vigor no dia 1 de Janeiro de 2023.”

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.