TML lança Navegante Empresas para facilitar a oferta do passe aos funcionários

O Navegante Empresas é uma plataforma online através da qual empresas e outras entidades podem gerir e pagar os passes de transporte público aos seus funcionários (e familiares), lidando com uma única factura mensal e obtendo benefícios fiscais.

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) lançou o Navegante Empresas, uma plataforma digital, há muito aguardada, que vai permitir a qualquer empresa oferecer passes de transporte público aos seus funcionários e respectivos familiares, gerindo uma única factura mensal e obtendo benefícios fiscais em sede de IRC.

“Para reduzir as emissões e operar uma transição modal, temos de trazer as empresas, os seus trabalhadores e famílias, para o transporte público”, disse Rui Lopo, administrador da TML, no evento de lançamento do Navegante Empresas que decorreu nesta terça-feira, 10 de Outubro, na FIL. Para Lopo, o Navegante Empresas é “algo concreto” nas metas de sustentabilidade, com que as empresas também se comprometeram. “Temos de ajudar o mundo, a Europa, o país, a área metropolitana a atingir um conjunto de metas. O Navegante quer fazer parte desse processo”, declarou o administrador da empresa metropolitana de mobilidade e transportes.

Através de uma plataforma online, as empresas vão poder gerir os passes Navegante de todos os seus funcionários e também familiares. Em vez de os passes serem pré-pagos por cada um dos trabalhadores, que posteriormente apresentam o comprovativo da despesa à entidade patronal, esta passa a gerir numa mesma conta digital os passes de transporte público de toda a sua força laboral, tendo uma única factura para pagar no final do mês.

“Com o Navegante Empresas, queremos que as empresas ofereçam o passe aos trabalhadores e aos familiares desses trabalhadores. Têm uma conta de empresa, uma factura a 30 dias, sem burocracias, sem andar a gerir trabalhador a trabalhadora. É uma factura única para que todos os trabalhadores de uma empresa tenham o passe”, explicou Rui Lopo. Com o Navegante Empresas, as empresas pagam o passe a cada 30 dias aos funcionários e estes deixam de se preocupar com carregamentos (e filas) mensais. O produto é válido para diferentes tipos de organização, não apenas empresas; também para associações e cooperativas, por exemplo.

Campanha publicitária do Navegante Empresas (via TML)

Benefícios fiscais e adesão online

As entidades que adiram ao Navegante Empresas poderão, em sede de IRC, deduzir no lucro tributável 150% dos gastos suportados com a compra de passes para os seus trabalhadores e familiares, de acordo com a lei nº 24-D/2022. A TML promete às entidades aderentes um gestor dedicado com apoio directo e especializado, que poderá, quase numa lógica de consultoria, ajudar a promover a utilização do transporte público e a reflectir sobre as suas lógicas actuais de estacionamento e de incentivo à utilização do carro. “Queremos trabalhar em parceria com as empresas, não só com o Navegante Empresas enquanto primeiro passo, mas também num processo quase de consultora”, explicou Lopo. “Não queremos que apenas adiram ao passe. Queremos que adiram e que ponham efectivamente os seus trabalhadores a usar os transportes públicos.”

Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, referiu que o Navegante Empresas “é mais um passo para a resolução de um problema que já identificámos e que é a forma irracional como nos movemos todos”, referindo-se à utilização excessiva do automóvel nas deslocações do quotidiano e à necessidade de equilibrar a balança modal, aumentando significativamente a quota do transporte público. “A mudança não se faz por decreto, mas mostrando às pessoas que a alternativa é melhor do que aquela que temos”, disse, acrescentando que é isso que tanto o Governo como, neste caso, a TML estão a fazer. Para Delgado, o Navegante Empresas é precisamente “uma solução para convencer de forma mais fácil os agentes da mudança nas empresas”.

A adesão ao Navegante Empresas pode ser feita através do formulário disponível no site comportamentosustentavel.pt, criado para funcionar como uma montra digital do produto. As empresas interessadas serão depois contactadas pela TML. O Navegante Empresas está também disponível para outras organizações, como associações e cooperativas. Também está disponível o e-mail [email protected].

Formulário de adesão ao Navegante Empresas (via TML)
Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.