Programador desenvolve app para ajudar no reporte de situações incómodas para ciclistas

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

João Pimentel Ferreira, um “engenheiro que gosta de programar para ocupar os tempos livres”, autor da app Denúncia de Estacionamento, lançou uma nova aplicação com o mesmo intuito de facilitar a comunicação entre cidadãos e as autoridades policiais. Chama-se Bike Reporter e desta vez o objectivo é auxiliar o reporte de situações provocadas por automobilistas que colocaram a vida de ciclistas em risco.

“Tive muitas queixas de pessoas indignadas que consideram que estou a contribuir para o fenómeno do denunciante calunioso, leia-se ‘chibo’, contudo o objetivo era mesmo aumentar a participação cívica e ajudar a desobstruir os passeios para pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo idosos”, conta João por e-mail ao Lisboa Para Pessoas. “E das milhares de queixas que tenho visto (faço-o para evitar abusos), não vi uma única com carácter abusivo ou estritamente calunioso. O Bike Reporter foi no mesmo princípio, mas aplicado às bicicletas.”

Seja a não cedência de passagem, a passagem de um semáforo vermelho ou a realização de uma ultrapassagem perigosa a menos de 1,5 metros de distância, esta aplicação, que nasceu “numa sinergia com a MUBi”, pode ajudar o ciclista a enviar uma denúncia à polícia, ajudando na descrição da situação e preparando um e-mail que pode ser enviado pelo próprio de forma imediata e prática. João conta-nos que teve “pedidos para adaptar esta app para denúncia de estacionamento para ultrapassagens perigosas a ciclistas, algo recorrente e ilegal, mas era algo que fugia completamente do âmbito do estacionamento e por isso criei esta app do Bike Reporter, à qual a MUBi se quis juntar. E de facto têm-me ajudado em muitos detalhes.”

O desenvolvimento da aplicação foi sendo partilhado com a comunidade no fórum MUBi e a app encontra-se disponível em código aberto no GitHub. Utilizadores Android podem descarregar o Bike Reporter para o seu smartphone (não está disponível uma versão iOS). A aplicação Denúncia de Estacionamento foi lançada em 2017 e segue uma mecânica parecida: neste caso, os utilizadores podem tirar uma foto a um veículo mal estacionado, preencher alguns detalhes e por fim enviar um e-mail às autoridades com todos os detalhes formalizados. Esta app também está disponível em código aberto.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também