
João Pimentel Ferreira, um “engenheiro que gosta de programar para ocupar os tempos livres”, autor da app Denúncia de Estacionamento, lançou uma nova aplicação com o mesmo intuito de facilitar a comunicação entre cidadãos e as autoridades policiais. Chama-se Bike Reporter e desta vez o objectivo é auxiliar o reporte de situações provocadas por automobilistas que colocaram a vida de ciclistas em risco.
“Tive muitas queixas de pessoas indignadas que consideram que estou a contribuir para o fenómeno do denunciante calunioso, leia-se ‘chibo’, contudo o objetivo era mesmo aumentar a participação cívica e ajudar a desobstruir os passeios para pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo idosos”, conta João por e-mail ao Lisboa Para Pessoas. “E das milhares de queixas que tenho visto (faço-o para evitar abusos), não vi uma única com carácter abusivo ou estritamente calunioso. O Bike Reporter foi no mesmo princípio, mas aplicado às bicicletas.”

Seja a não cedência de passagem, a passagem de um semáforo vermelho ou a realização de uma ultrapassagem perigosa a menos de 1,5 metros de distância, esta aplicação, que nasceu “numa sinergia com a MUBi”, pode ajudar o ciclista a enviar uma denúncia à polícia, ajudando na descrição da situação e preparando um e-mail que pode ser enviado pelo próprio de forma imediata e prática. João conta-nos que teve “pedidos para adaptar esta app para denúncia de estacionamento para ultrapassagens perigosas a ciclistas, algo recorrente e ilegal, mas era algo que fugia completamente do âmbito do estacionamento e por isso criei esta app do Bike Reporter, à qual a MUBi se quis juntar. E de facto têm-me ajudado em muitos detalhes.”
O desenvolvimento da aplicação foi sendo partilhado com a comunidade no fórum MUBi e a app encontra-se disponível em código aberto no GitHub. Utilizadores Android podem descarregar o Bike Reporter para o seu smartphone (não está disponível uma versão iOS). A aplicação Denúncia de Estacionamento foi lançada em 2017 e segue uma mecânica parecida: neste caso, os utilizadores podem tirar uma foto a um veículo mal estacionado, preencher alguns detalhes e por fim enviar um e-mail às autoridades com todos os detalhes formalizados. Esta app também está disponível em código aberto.