A partir de 1 de Abril, a Carris Metropolitana passa a operar autocarros durante toda a madrugada em várias partes da área metropolitana de Lisboa, dando início a uma rede de transporte público disponível 24 horas por dia.

Já havia algum serviço nocturno na Carris Metropolitana, nomeadamente entre Lisboa e Almada; mas, a partir deste dia 1 de Abril, a Carris Metropolitana dá mais um passo na modernização da mobilidade da área metropolitana de Lisboa com o lançamento de uma verdadeira Rede Noturna, permitindo deslocações de autocarro durante toda a madrugada.
A Carris Metropolitana passa a oferecer mais de 70 horários entre as 21 horas e as 6 da manhã, com alguns percursos directos e abrangentes, que reforçam a ligação entre pontos estratégicos da região. “Esta inovação surge como resposta à crescente procura de soluções de mobilidade no período noturno”, refere a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) em comunicado.
No total, a Carris Metropolitana procedeu a um reforço de 58 horários entre as várias áreas da região metropolitana da capital. Na Área 1, foi feito um reforço de 11 horários entre a uma e as seis. Nesta área de operação, foram lançadas duas novas linhas, ambas com horários noturnos, 1740 e 1741, que vêm oferecer ligações noturnas entre o Marquês de Pombal, Rio de Mouro e Queluz de Baixo. Também haverá um reforço de dois horários noturnos na linha 1722. Já na Área 2, serão efectuados mais quatro horários entre a uma e as cinco na linha 2730, que fortalecerá a ligação entre a estação de Oriente e Santa Iria Azóia.
O maior reforço verifica-se na Área 3, com 26 novos horários nocturnos entre as 21 horas e as seis da manhã. Esta área ganhará novos horários com reforços de noite servidos pelas linhas 3105, 3536, 3547, 3620, e 3721; estes horários vêm reforçar as ligações noturnas entre o Fogueteiro, Quinta do Conde, Foros de Amora, Sesimbra, Coina, Fernão Ferro e Sete Rios.
Na Área 4, foi feito um reforço de 19 horários, também entre as 21 horas e as seis, servindo Lisboa, Setúbal, Palmela, Alcochete, Montijo e Moita (Vale da Amoreira). Esta área tem o serviço nocturno melhorado com reforços de horários nas linhas 4701, 4710, 4715 e 4720; foi também introduzida uma nova linha exclusivamente noturna, a 4708, que fará a ligação entre Alcochete e Lisboa (Oriente) através do Montijo, servindo, no concelho de Alcochete, as localidades de Samouco e S. Francisco. Esta nova linha passará a realizar os horários nocturnos anteriormente servidos pelas linhas 4702 e 4705.
Confere aqui, em resumo, todas as novas ligações nocturnas:
- do Marquês de Pombal para Rio de Mouro e Queluz de Baixo, em Sintra;
- do terminal do Oriente para Santa Iria Azóia (Loures), Vale da Amoreira (Moita), Alcochete, Palmela e Setúbal;
- do Fogueteiro (estação de comboio) para a Quinta do Conde e Fernão Ferro, no Seixal;
- de Sete Rios para os Foros da Amora (Seixal) e Sesimbra;
- de Coina para a Quinta do Conde, no Seixal.
Podes saber mais sobre o serviço Carris Metropolitana 24h aqui. E podes consultar as novas linhas e horários noturnos no site da Carris Metropolitana, na app móvel e nas aplicações da tua preferência.