Empresa municipal de obras de Lisboa passa por rebranding

Assina o LPP e desbloqueia conteúdos exclusivos. Assina aqui.

Depois de a empresa municipal de cultura EGEAC ter adotado o nome Lisboa Cultura, foi a vez da empresa municipal de obras da capital simplificar a sua identidade: a Lisboa Ocidental SRU chama-se agora apenas Lisboa SRU.

A Lisboa Ocidental SRU é agora somente Lisboa SRU (fotografia LPP)

Depois de a EGEAC, a empresa municipal de cultura de Lisboa, ter passado a Lisboa Cultura, foi a vez de a empresa municipal de obras da capital simplificar a sua designação: é agora apenas Lisboa SRU – em vez de Lisboa Ocidental SRU.

A Lisboa Ocidental SRU tinha constituída pela Câmara de Lisboa em 2004 para promover a reabilitação urbana da zona ocidental da cidade, ou seja, das freguesias de Belém, Ajuda e Alcântara. Com as alterações estatutárias de 2014 e 2018, a SRU tinha passado a executar intervenções de reabilitação e regeneração urbana no âmbito do espaço público, infraestruturas e edifícios e não apenas na sua área de intervenção, mas em qualquer parte da cidade. Tornou-se, no fundo, a empresa municipal de obras de Lisboa, fazendo espaço público, habitação, escolas e creches, centros de saúde e outros equipamentos sociais.

Além da Lisboa Ocidental SRU, chegaram a existir a Baixa Pombalina SRU e a SRU Oriental – ambas SRUs, ou seja, Sociedades de Reabilitação Urbana, empresas municipais criadas para requalificar e revalorizar as zonas antigas das grandes cidades. Foram as duas extintas em 2009, com os respectivos patrimónios a passarem para a Lisboa Ocidental SRU. Tendo agora o âmbito territorial desta se alterado, a designação “Ocidental” deixara de fazer sentido, pelo que fazia sentido o rebranding para “Lisboa SRU”.

A nova Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa – mais comummente conhecida como a empresa das obras municipais da capital – não mudou apenas de nome, mas também de marca. Uma nova identidade assinada pela agência Ivity Brand Corp.

A Lisboa SRU “reabilitou a sua marca para continuar a sua missão de urbanizar a Lisboa do futuro. Este rebranding vem aproximar a marca dos Lisboetas e da Lisboa contemporânea. S de sonhar. R de reabilitar e U de urbanizar: um acrónimo de inspiração. Uma marca atual, urbana e inovadora”, pode ler-se num comunicado lançado pela empresa municipal.

“Uma evolução identitária para uma marca mais reconhecível, dinâmica e ativa com uma expressão tipográfica mais proprietária, alusiva à ideia de construção, e uma expressão gráfica mais cativante. A partir de agora, a Lisboa SRU vai, com todos nós, sonhar o futuro de Lisboa”, conclui a mesma nota.

Lisboa SRU (fotografia LPP)

O rebranding já pode ser visto nas empreitadas mais recentes a cargo da Lisboa SRU, como é o caso da ampliação do Teatro Aberto, em Campolide. As obras municipais em curso podem ser exploradas em lisboasru.pt.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.