Metro works cut bike lane in Alameda das Linhas de Torres without creating an alternative

The construction of the Circular Line implies restrictions on the bicycle path of Alameda das Linhas de Torres and on pedestrian circulation in Campo Grande.

Lisbon Photography For People

As obras de construção dos novos viadutos e de expansão da estação de Metro do Campo Grande vão obrigar ao encerramento da ciclovia que serve a Alameda das Linhas de Torres e o coração do Lumiar num troço na Rua Cipriano Dourado a partir de 3 de Março.

Em comunicado, a empresa informa que “irá ser montado um estaleiro da obra nos passeios da zona de alargamento do cais nascente da estação Campo Grande, junto à Rua Cipriano Dourado, o qual irá condicionar a circulação pedonal e parte da ciclovia existente nessa zona”. Os condicionamentos irão durar “até ao final da empreitada”.

Image via Metro de Lisboa

Como alternativa, o Metro de Lisboa “sugere a utilização das passagens de peões que se encontram na zona envolvente ao estaleiro da obra do Metro e do passeio existente, no lado oposto à obra, na Rua Cipriano Dourado”, e que os ciclistas efectuem esse mesmo percurso com os “veículos levados à mão”. “Ocorrendo estas intervenções numa zona central de Lisboa”, a empresa “lamenta, desde já, os transtornos que estes condicionamentos possam vir a causar e informa que os mesmos estarão devidamente sinalizados para segurança dos transeuntes”.

A ciclovia que serve a Alameda das Linhas de Torres e que foi concluída no Verão de 2021 ficará condicionada em praticamente toda a Rua Cipriano Dourado, ou seja, a chegar ao cruzamento do Campo Grande com um pequeno troço inteiramente interdito. De acordo com dados públicos dos contadores da EMEL, a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres conta com cerca de 600-650 utilizadores diários.

A construção da nova Linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da actual Linha Amarela à estação de Telheiras (actual Linha Verde).

As obras da Linha Circular na zona do Campo Grande já tinham criado condicionamentos à mobilidade pedonal e ciclável no início de Janeiro, mas nesse caso foi criada uma ciclovia alternativa para não ser bloqueada a circulação.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Join the LPP Community

The newsletter is the meeting place for almost 3,000 people.