Debate will feature two public meetings with guest speakers, on October 13 and 27, and will then have a session just for municipal deputies.

Os debates temáticos promovidos pela Assembleia Municipal de Lisboa (AML) servem para discutir temas específicos. O próximo – que é também o primeiro deste mandato – será dedicado à expansão da Linha Vermelha do Metro entre São Sebastião e Alcântara, com novas estações em Amoreiras/Campolide e em Campo de Ourique.
O debate sobre a Linha Vermelha terá três sessões, sendo as duas primeiras abertas à participação de oradores convidados, entidades e do público em geral; a última será integrada numa reunião plenária da Assembleia Municipal, onde os deputados eleitos poderão discutir e apreciar o relatório dos encontros anteriores e eventuais recomendações decorrentes do mesmo.
A primeira sessão pública, com o título “Que traçado para melhor servir as populações”, vai realizar-se no dia 13 de Outubro e a segunda, sobre os “Impactos para a População, Consequências para o Património e para a Estrutura Verde da Cidade”, terá lugar no dia 27 – ambas têm início marcado para as 17 horas. Para participares, bastará apareceres no dia 13 e/ou 27 e fazeres presencialmente a tua inscrição para intervir – a Assembleia Municipal de Lisboa fica na Avenida de Roma, 14P.
Em cada dia de debate, haverá uma mesa com 40 minutos para intervir, seguidos de 90 minutos para intervenção das entidades convidadas e do público em geral. Depois, haverá um momento para a mesa responder e, por fim, poderão falar os deputados municipais.
Em cada uma destas sessões haverá dois relatores deputadas/os municipais, indicados pela 8ª e 4ª Comissão Permanente da AML, respectivamente, que elaborarão um relatório e farão recomendações a submeter à apreciação da Assembleia Municipal na terceira sessão. Esta terceira sessão acontecerá algures em Novembro e terá streaming, como habitual, no canal de YouTube da AML.
Programa do debate
1ª Sessão – “Que traçado para melhor servir as populações” – 13 de Outubro, 17h00
Moderador: Fernando Correia, deputado municipal do PCP, o partido proponente deste debate
Relatores: dois deputados municipais a indicar pela 8ª Comissão Permanente da AML, a comissão da “Mobilidade, Transportes e Segurança”
Oradores convidados:
- Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas
- Engº. Santos Silva
- Presidente do Metro de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos
- National Civil Engineering Laboratory (LNEC)
2ª Sessão – “Impactos para a População, Consequências para o Património e para a Estrutura Verde da Cidade” – 27 de Outubro, 17h00
Moderador: deputado municipal Carlos Manuel Reis dos Santos, presidente da 4ª Comissão Permanente da AML, a comissão do “Ambiente e Estrutura Verde”.
Relatores: dois deputados municipais a indicar pela 8ª Comissão Permanente
Oradores convidados:
- Engº. Carlos Moura
- Prof. Nuno Marques da Costa (IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território)
- Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta
- Director-Geral da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), João Carlos dos Santos
Estrutura das sessões:
- 17h00 – abertura dos trabalhos pela mesa, seguida da Intervenção dos oradores convidados (10 minutos cada);
- 17h40 – intervenção das entidades convidadas (até 5 minutos cada) e do público (até 3 minutos cada);
- 19h10 – respostas dos oradores e da mesa;
- 19h30 – intervenção dos Grupos Municipais e dos Deputados Independentes (3 minutos cada Grupo Municipal e 1,5 minutos para os deputados municipais não inscritos num Grupo);
- 20h15 – encerramento pela mesa.