After the fire, the Cascais line is running under heavy restrictions: a clarifying report

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Entre o Cais do Sodrรฉ e Algรฉs, sรณ podem circular dois comboios de cada vez. Situaรงรฃo que obrigou a CP a rever horรกrios, mas que, ainda assim, estรก a provocar atrasos e supressรตes. Esclarecemos toda a situaรงรฃo, para que possas viajar de forma mais tranquila.

Comboio parado no Cais do Sodrรฉ (fotografia LPP)

Um incรชndio na subestaรงรฃo do Cais do Sodrรฉ, um dos pontos de energia que alimenta a Linha de Cascais, provocou a suspensรฃo da circulaรงรฃo de comboios entre essa estaรงรฃo, em Lisboa, e Algรฉs, em Oeiras, durante praticamente todo o dia de ontem, 19 de Marรงo. Jรก foi reposta a circulaรงรฃo em toda a linha, mas com alguns constrangimentos que estรฃo a ter impactos na vida dos passageiros.

Explicamos-te o que aconteceu e o que estรก ainda a acontecer.

O incidente

Foi por volta das 8 da manhรฃ desta terรงa-feira, 19 de Marรงo, que o incidente aconteceu. “O alerta foi dado ร s 8h08 para ‘muito fumo na subestaรงรฃo do Cais do Sodrรฉ’, com corte imediato das linhas entre o Cais do Sodrรฉ e Alcรขntara”, informa ao Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), numa nota difundida no Facebook. O incรชndio foi dado como extinto ร s 8h53, tendo cerca de 500 pessoas sido evacuadas pelos operacionais de dois comboios, um que viajava em direcรงรฃo a Cascais e outro em direcรงรฃo a Lisboa. “Foram ainda retirados cerca de 30 passageiros de um comboio que teve de parar em frente ร  antiga FIL”, acrescenta o RSB na mesma nota, acrescentando que actuou com nove veรญculos e 32 operadores e com o apoio de vรกrios agentes de Proteรงรฃo Civil.

Num comunicado partilhado durante o dia, a IP confirmava a ocorrรชncia de “um incรชndio na subestaรงรฃo elรฉtrica do Cais do Sodrรฉ”, estando as suas equipas de manutenรงรฃo no local “para a realizaรงรฃo dos trabalhos necessรกrios, que permitam a reposiรงรฃo da circulaรงรฃo neste troรงo com a maior brevidade possรญvel”. A gestora da infraestrutura ferroviรกria nacional adiantava ainda estar “junto da Carris e Carris Metropolitana, e em articulaรงรฃo com a CP, (…) a procurar que possa ser reforรงada a oferta de transporte em autocarro e elรฉtrico entre Algรฉs e Cais do Sodrรฉ”.

Manhรฃ de dia 20 de Marรงo com atrasos na Linha de Cascais (fotografia LPP)

A resposta

Nรฃo podendo existir comboios a circular entre as estaรงรตes do Cais do Sodrรฉ e de Belรฉm, a CP viu-se obrigada a encurtar a Linha de Cascais a Algรฉs, onde tem espaรงo suficiente para gerir os comboios que estรฃo a terminar viagem e os que vรฃo iniciar.. A resposta foi quase imediata, e a Linha de Cascais esteve a funcionar durante o dia de ontem dentro da normalidade possรญvel nos concelhos de Cascais e Oeiras. No troรงo lisboeta da Linha, os passageiros poderiam optar pelo elรฉctrico 15 ou pelas carreiras ribeirinhas de autocarro da Carris, que, por seu lado, reforรงou a oferta dentro das suas possibilidades.

Os esforรงos da IP e da CP concentraram-se em resolver a situaรงรฃo. Para segundo plano, ficou a informaรงรฃo aos passageiros. Ainda durante o inรญcio da manhรฃ, a CP fez uma publicaรงรฃo no Facebook a avisar da suspensรฃo da circulaรงรฃo de comboios. Sรณ mais tarde, pela hora de almoรงo, essa informaรงรฃo passou para o site da operadora ferroviรกria e para o Google Maps, uma das aplicaรงรตes mais utilizadas pelos passageiros dos transportes pรบblicos. Todavia, de uma forma mais pragmรกtica, quem quisesse detalhes do que estaria a acontecer sรณ no local รฉ que o conseguiria, o que revela a impreparaรงรฃo da cidade para lidar com incidentes de grande impacto, numa altura em que a informaรงรฃo estรก cada vez mais digitalizada. Noutras cidades, รฉ possรญvel saber de forma imediata, atravรฉs de uma aplicaรงรฃo como o Google Maps, quando uma determinada linha estรก com perturbaรงรตes ou cortada.

Lisboa ainda tem um longo caminho a percorrer nesse campo. Se a CP colocou um aviso no Google Maps (e sรณ no Google Maps porque noutras aplicaรงรตes, como o CityMapper, aparecia o serviรงo como estando regularizado), nesse aviso ficava-se com a ideia de nรฃo haver nenhum serviรงo em toda a Linha de Cascais quando a interrupรงรฃo ocorria apenas entre Algรฉs e o Cais do Sodrรฉ. Ou seja, quem fosse confiar na informaรงรฃo do Google Maps, ficaria a achar que toda a Linha de Cascais estaria suspensa ou quem utilizasse o CityMapper nรฃo saberia de nenhuma interrupรงรฃo.

Por outro lado, o incรชndio desta terรงa-feira evidenciou tambรฉm as dificuldades em gerir um sistema de transportes quando se lidam com diferentes entidades, sem que exista uma gestรฃo centralizada que permita agilizar comunicaรงรตes e preparar resposta rรกpidas que diminuam o impacto na vida dos passageiros. O incidente aconteceu na infraestrutura ferroviรกria, que รฉ jurisdiรงรฃo da Infraestruturas de Portugal (IP) โ€“ รฉ a IP que gere as linhas de comboio. Jรก a operaรงรฃo de comboios รฉ feita pela CP. Isso significa que as duas entidades tรชm de estar a comunicar entre si. Se a infraestrutura ferroviรกria fica indisponรญvel, a CP tem de interromper o seu serviรงo e pode ter de se articular com os operadores rodoviรกrios, como a Carris ou a Carris Metropolitana, para encontrar um serviรงo de substituiรงรฃo.

A CP tem uma lista de contactos para ligar no caso de precisar de autocarros para substituir um serviรงo ferroviรกrio indisponรญvel, mas dos lado dos operadores rodoviรกrios pode nรฃo haver veรญculos nem motoristas disponรญveis. A Carris conseguiu reforรงar algumas carreiras ribeirinhas, e chegou a existir um serviรงo de autocarros de substituiรงรฃo da CP na hora da ponta da tarde. A circulaรงรฃo na Linha de Cascais entre o Cais do Sodrรฉ e Algรฉs foi reposta pelas 19h30.

Estaรงรฃo do Cais do Sodrรฉ (fotografia LPP)

A situaรงรฃo actual

A circulaรงรฃo na totalidade da Linha de Cascais ao final da tarde de terรงa-feira, mas com algumas limitaรงรตes. Num comunicado partilhado pela IP, esta dava conta de terem sido “identificados os danos ocorridos” e que foi implementada “uma soluรงรฃo que permitiu restabelecer, ainda que com limitaรงรตes, a circulaรงรฃo ferroviรกria” no troรงo entre o Cais do Sodrรฉ e Algรฉs. “Face ร  dimensรฃo dos danos ocorridos, a circulaรงรฃo ferroviรกria na Linha de Cascais, em particular neste troรงo, vai proceder-se com algumas limitaรงรตes, nรฃo sendo ainda possรญvel avanรงar com uma data para que a circulaรงรฃo ferroviรกria seja restabelecida com a devida normalidade”, acrescentava a empresa.

As limitaรงรตes sรฃo a circulaรงรฃo de um mรกximo de dois comboios em simultรขneo entre o Cais do Sodrรฉ e Algรฉs, uma vez que a Linha estรก dependente da energia proveniente de uma sรณ subestaรงรฃo elรฉctrica, a de Belรฉm. Essa condiรงรฃo, definida pela IP, obrigou a CP a alterar os horรกrios da Linha de Cascais. Foram anulados os comboios rรกpidos โ€“ que entre Lisboa e Oeiras fazem poucas paragens โ€“ e estabelecidas frequรชncias de 10 minutos nas horas de ponta e de 20 minutos fora destas:

  • entre as 7 e 10 horas e entre as 17 e 21 horas, partidas aos minutos 00, 10, 20, 30, 40 e 50 do Cais do Sodrรฉ, com paragem em todas as estaรงรตes;
  • entre as 10 e as 17 horas, partidas aos minutos 00, 20 e 40 do Cais do Sodrรฉ, tambรฉm com paragem em todas as estaรงรตes.

Na prรกtica, estes horรกrios tรชm tido vรกrias supressรตes, como constatou o LPP no local. Por exemplo, o comboio que deveria sair ร s 9h30 do Cais do Sodrรฉ sรณ saiu perto das 9h40 e o deste horรกrio foi suprimido; isto porque esse comboio das 9h30 teve de ficar ร  espera que outro em sentido contrรกrio regressasse ร  estaรงรฃo (pois sรณ podem circular dois comboios em simultรขneo na linha).

Em resumo: circula-se na Linha de Cascais mas com algumas supressรตes e com atrasos significativos. A situaรงรฃo deverรก durar por tempo indeterminado, atรฉ ficar resolvida a situaรงรฃo.

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