A Cรขmara de Sintra assumirรก a gestรฃo das trรชs carreiras turรญsticas do concelho, que serรฃo concessionadas ร empresa Scotturb. A autarquia receberรก uma parcela das receitas provenientes da venda de bilhetes. Os passes Navegante serรฃo aceites nestes autocarros.

As duas linhas turรญsticas que ligam a estaรงรฃo de comboios de Sintra aos principais monumentos e atracรงรตes turรญsticas da zona, como o Palรกcio da Pena, ficaram de fora da operaรงรฃo da Carris Metropolitana e assim permanecerรฃo. A Cรขmara de Sintra adjudicou, recentemente, a concessรฃo da exploraรงรฃo do serviรงo pรบblico de transporte rodoviรกrio turรญstico de passageiros durante sete anos, mediante contrapartida atรฉ 8,5 milhรตes de euros e renda de 12% sobre cada bilhete vendido.
A concessรฃo foi entregue ร empresa Scotturb, que venceu o concurso pรบblico no qual tambรฉm participou a Martรญn, empresa que tem a concessรฃo dos autocarros municipais de Cascais, sob a marca MobiCascais. A Scotturb, que teve carreiras normais a circular em Sintra e Oeiras atรฉ ร chegada da Carris Metropolitana, ficou, apรณs essa data, apenas com as duas linhas turรญsticas, a 434 e 435, que servem a zona histรณrica de Sintra. Estas duas linhas ligam a estaรงรฃo ferroviรกria ao Palรกcio Nacional de Sintra, Palรกcio da Regaleira, Palรกcio de Seteais, Palรกcio de Monserrate, Palรกcio da Pena, Castelo dos Mouros e Palรกcio Biester. Uma viagem nestes dois autocarros custa 4,55 โฌ, mas se comprada com ida e volta fica a 8,40. A tarifa diรกria รฉ de 13,50 โฌ. Os passes Navegante sรฃo aceites.

Ora, com a renovaรงรฃo da concessรฃo, as tarifas descem substancialmente: o bilhete รบnico (ida e volta) vai custar 3,56 โฌ e o diรกrio 10,34 โฌ. A pensar na mobilidade de todos, os passes Navegante poderรฃo ser utilizados em todos os percursos.
Existirรก tambรฉm uma reformulaรงรฃo da oferta. Assim, a nova concessรฃo estabelece um mรญnimo de 20 autocarros para a exploraรงรฃo em trรชs linhas circulares:
- uma linha entre a estaรงรฃo ferroviรกria de Sintra e o Palรกcio da Pena, que funcione como uma sucessora das actuais carreiras 434 e 435, e ao qual deverรฃo ser afectos 14 autocarros;
- uma linha entre a estaรงรฃo ferroviรกria, o Palรกcio de Monserrate e Colares, com regresso depois ร estaรงรฃo. Deverรก ser operada por trรชs mini-autocarros de 20/30 lugares;
- uma linha entre Colares, o Cabo da Roca e as praias do concelho, com regresso depois a Colares, que funcione com trรชs mini-autocarros de 15/20 lugares.
Autocarros novos

A nova concessรฃo determina tambรฉm que os autocarros com menos de cinco anos terรฃo de ser elรฉctricos ou hรญbridos, com piso totalmente rebaixado e entre 80 e 90 lugares, dos quais quatro para pessoas de mobilidade reduzida e espaรงo para cadeira de rodas.

Os novos contratos deixam nas mรฃos do operadora a comunicaรงรฃo dos percursos e horรกrios, nomeadamente a disponibilizaรงรฃo desta informaรงรฃo nos meios digitais, atravรฉs do padrรฃo GTFS, permitindo que os passageiros โ que, em grande parte, serรฃo turistas estrangeiros โ possam consultar a oferta disponรญvel atravรฉs do seu telemรณvel e de aplicaรงรตes populares como o Google Maps. A publicaรงรฃo dessa informaรงรฃo tambรฉm permitiria acompanhar a localizaรงรฃo dos autocarros em tempo real e conjugar a oferta da Scotturb com a de outros operadores, como a Carris Metropolitana ou a CP, permitindo um planeamento adequado das viagens. Actualmente, quem chegue ร vila de Sintra e abra o Google Maps, por exemplo, nรฃo vai encontrar quaisquer dados das carreiras da Scotturb.
Do montante de 8,5 milhรตes de euros, 5,75 milhรตes euros referem-se a um contrato inicial, por cinco anos, e serรฃo acrescidos de 2,3 mil euros da eventual prorrogaรงรฃo por mais dois anos. Estรก ainda prevista uma renda variรกvel correspondente a 12% do preรงo de cada bilhete vendido no รขmbito da exploraรงรฃo do serviรงo.
Para Basรญlio Horta, Presidente da Cรขmara de Sintra, “tรญnhamos os circuitos turรญsticos inseridos dentro dos circuitos normais, sendo que os circuitos turรญsticos sรฃo altamente lucrativos o que irรก permitir ao municรญpio angariar uma receita fruto da pressรฃo turรญstica que sentimos diariamente“. A gestรฃo do contrato serรก feita pela EMES, a empresa municipal de mobilidade de Sintra.