The Lisbon Metro continues to struggle to keep the stations' elevators, stairs and escalators working. Despite significant investment since 2018, failures persist due to breakdowns, vandalism and maintenance problems. Even so, the transport company hopes that 93% of the stations will be accessible by 2025.

Apesar das promessas do Metro de Lisboa de resolver as falhas diรกrias, os problemas com elevadores e escadas rolantes pioraram. Actualmente, 22 dos 121 elevadores (18%) e 39 dos 244 escadas e tapetes rolantes (16%) estรฃo inoperacionais, um aumento em relaรงรฃo ao ano passado, conforme apurou o Pรบblico newspaper. A transportadora atribui as falhas a avarias, vandalismo e dificuldades das empresas de manutenรงรฃo em obter peรงas. Na Linha Azul, 28,57% dos elevadores estรฃo parados, a taxa mais alta entre as quatro linhas. Embora o Metro de Lisboa tenha anunciado investimentos para melhorar a acessibilidade, os resultados ainda nรฃo sรฃo totalmente visรญveis para os passageiros.
No Verรฃo de 2023, estavam 16 (de 117) elevadores e 26 (de 244) escadas e tapetes rolantes parados. Actualmente, esses nรบmeros aumentaram para 22 elevadores (de um total de 121) e 39 (de 244) escadas imobilizadas, revelando que o Metro de Lisboa enfrenta um problema persistente com a inoperacionalidade dos equipamentos que nรฃo sรณ ajudam na entrada e saรญda das estaรงรตes, como sรฃo essenciais para pessoas com mobilidade condicionada.

As causas apontadas para estas falhas sรฃo as mesmas mencionadas anteriormente: avarias, vandalismo e dificuldades das empresas contratadas para realizar reparos devido ร falta de meios ou de peรงas necessรกrias. O Metro de Lisboa afirma que a acessibilidade dos passageiros รฉ uma prioridade e que continua a desenvolver esforรงos diรกrios para garantir o funcionamento pleno desses equipamentos.
O Metro diz ter investido 22,5 milhรตes de euros, desde 2018, na instalaรงรฃo, substituiรงรฃo ou modernizaรงรฃo de elevadores, escadas e tapetes mecรขnicos em toda a sua rede. Desde 2018 atรฉ ร data, foram instalados ou encontram-se em processo de instalaรงรฃo 39 elevadores e 33 escadas mecรขnicas em diversas estaรงรตes, tais como Baixa-Chiado, Rato, Avenida, Anjos, Campo Grande, Cidade Universitรกria, Areeiro, Arroios, Colรฉgio Militar, Entre Campos, Alameda, Intendente, Martim Moniz, Praรงa de Espanha, Jardim Zoolรณgico, Laranjeiras, Alto dos Moinhos, entre outras.
Trata-se de um “programa de modernizaรงรฃo com uma escala e um volume de investimento sem paralelo no passado recente”, afirma a empresa em comunicado. Prevรช-se que no final de 2025 o Metro de Lisboa venha a ter 52 estaรงรตes com acessibilidade plena (ou seja, 93%). Actualmente, das 56 estaรงรตes da rede, somente 44 estaรงรตes (77%) possuem acessibilidade plena. Contudo, a realidade para os passageiros continua difรญcil, com elevadores parados em diversas linhas, como a Azul e Vermelha, onde a taxa de inoperacionalidade atinge 28,57% e 24,39%, respectivamente. A Linha Verde e a Linha Amarela tรชm taxas menores, mas ainda significativas.

Right now, estรฃo a ser instalados elevadores nas estaรงรตes Campo Pequeno e Picoas, da Linha Amarela; Intendente e Martim Moniz, na Linha Verde, e Praรงa de Espanha, na Linha Azul. Em conclusรฃo, estรก a modernizaรงรฃo dos elevadores da estaรงรฃo Alameda, onde param as linhas Verde e Vermelha, e prontos e jรก a funcionar estรฃo quatro novos elevadores na estaรงรฃo Campo Grande, servida pelas linhas Verde e Amarela. Jรก na estaรงรฃo Baixa-Chiado (linhas Azul e Verde) continua o processo de modernizaรงรฃo total das escadas rolantes, para resolver os problemas recorrentes daqueles equipamentos, e estรฃo a ser modernizados os trรชs elevadores que ligam o รกtrio ร s plataformas.
“O Metro de Lisboa tem em serviรงo na sua rede um dos maiores parques nacionais de equipamentos mecรขnicos de transporte e elevaรงรฃo de pessoas, com uma intensidade de utilizaรงรฃo de cerca de 18 horas diรกrias, em todos os dias do ano”, indica a transportadora, revelando que nas 56 estaรงรตes existem actualmente 121 elevadores, 234 escadas mecรขnicas e 10 tapetes rolantes. “Sรฃo equipamentos de diferentes geraรงรตes tecnolรณgicas, diferentes marcas comerciais e estรฃo em estรกgios diferenciados do seu ciclo de vida.” Quando todas as obras referidas ficarem concluรญdas, passarรฃo a existir mais 136 elevadores na rede (mais 15 equipamentos).

“Quase todas as grandes empresas deste mercado de equipamentos mecรขnicos jรก foram ou sรฃo na actualidade responsรกveis pelos serviรงos de manutenรงรฃo e assistรชncia tรฉcnica regular e completa dos equipamentos mecรขnicos do Metro de Lisboa. Na verdade, o Metro de Lisboa tem vindo a ser recorrentemente confrontado com dificuldades ao nรญvel da resposta das empresas contratadas e responsรกveis pelos serviรงos de assistรชncia e manutenรงรฃo quer em termos de recursos humanos e competรชncias tรฉcnicas quer de disponibilidade de peรงas e equipamentos de substituiรงรฃo”, indica a transportadora, na mesma nota enviada ร comunicaรงรฃo social.
Com planos de modernizaรงรฃo e novos investimentos previstos atรฉ 2025, espera-se uma melhora gradual na acessibilidade e operaรงรฃo dos equipamentos mecรขnicos da rede. O Metro de Lisboa diz estar ร “procura de novas soluรงรตes de contrataรงรฃo e de modelos de serviรงos de assistรชncia e manutenรงรฃo, que possam tirar partido de novas tecnologias, de melhores sistemas de gestรฃo e monitorizaรงรฃo centralizada e de melhorias nos indicadores de desempenho contratuais”. Neste sentido, a empresa diz estar a desenvolver um pilot project no campo da manutenรงรฃo de elevadores, escadas e tapetes rolantes, em que pretende introduzir “um novo modelo de serviรงos de assistรชncia tรฉcnica e manutenรงรฃo em duas das suas estaรงรตes de maior procura”.