Opinion.
Com atrasos irrecuperรกveis, รฉ preciso um Plano B imediato para expansรฃo do Metro de Lisboa โ em causa estรฃo 650 milhรตes de euros do PRR. Divisรฃo dos investimentos em fases exequรญveis atรฉ 2026 e redirecionamento dos valores previstos sรฃo urgentes e indispensรกveis.

O financiamento do Plano de Recuperaรงรฃo e Resiliรชncia (PRR) destinado ao Metro de Lisboa cifra-se em 400 milhรตes de euros para a expansรฃo da Red Line, de Sรฃo Sebastiรฃo atรฉ Alcรขntara, e 250 milhรตes de euros para a Violet Line, que ligarรก o Hospital Beatriz รngelo por Odivelas a Loures, num total de 650 milhรตes de euros, estรก neste momento comprometido.
Com efeito, o Ministro das Infraestruturas e Habitaรงรฃo e o Presidente da Comissรฃo de Acompanhamento do PRR afirmaram recentemente que existe um risco muito elevado de nรฃo se conseguirem utilizar estas verbas nestes projetos, uma vez que as obras em causa provavelmente nรฃo estarรฃo concretizadas atรฉ final de 2026, condiรงรฃo indispensรกvel para utilizaรงรฃo dos fundos do PRR.
Uma vez que tanto o projecto da Linha Vermelha como o da Linha Violeta apresentam graves deficiรชncias na articulaรงรฃo com a atual rede ferroviรกria e de Metro, a ZERO vem sugerir ao Governo que aproveite a quase certa impossibilidade de concretizaรงรฃo destes projetos no รขmbito do PRR para os reavaliar.
No actual projecto da Linha Vermelha, a inexistรชncia de interface com a actual estaรงรฃo ferroviรกria de Campolide tem um impacto negativo estrutural permanente de elevada magnitude, pois, dessa forma, a capacidade da Linha de Cintura entre Sete Rios e a nova Estaรงรฃo Olaias/Chelas โ que nรฃo pode ser alargada sem custos exorbitantes e jรก se encontra congestionada โ ficarรก rapidamente esgotada. No caso do projecto da Linha Violeta, o seu interface com a Linha Amarela em Odivelas รฉ ineficaz, pois faz-se em exterior descoberto e รฉ demorado.
Um faseamento para tentar salvar projectos
Neste momento, de acordo com todas as indicaรงรตes dadas, รฉ materialmente impossรญvel finalizar atรฉ ao fim de 2026 os projectos do Metro de Lisboa que obtiveram Declaraรงรฃo de Impacto Ambiental (DIA) favorรกvel condicionada, os quais ainda nรฃo submeteram o projecto de execuรงรฃo ร Agรชncia Portuguesa do Ambiente (APA) a fim de verificar a conformidade dos mesmos com a DIA emitida.
Perante isto, preocupada com a possibilidade de o Estado portuguรชs perder importantes fundos disponรญveis para investir na promoรงรฃo do transporte pรบblico e tendo em conta a possibilidade de corrigir falhas graves nos projetos originais, a ZERO sugere que, em sede de Relatรณrio de Conformidade Ambiental do Projeto de Execuรงรฃo (RECAPE) e tendo em conta a DIA existente, os projetos sejam divididos em duas fases. Desta forma, a primeira fase poderรก eventualmente ser executada atรฉ ao final de 2026 ao mesmo tempo que se ajustam os projetos de forma a permitir uma melhor articulaรงรฃo dos diferentes modos de transporte pรบblico.

Em relaรงรฃo ร Linha Violeta, a ZERO sugere que o projecto de execuรงรฃo incida apenas no troรงo entre Santo Antรณnio dos Cavaleiros e a actual estaรงรฃo de Metro de Odivelas, promovendo um verdadeiro interface com a actual Linha Amarela, com o objectivo de eliminar รกreas descobertas e reduzir substancialmente o tempo de transbordo entre as duas linhas em relaรงรฃo ao projeto actual.
Propรตe-se que seja avaliada seriamente, com a maior brevidade possรญvel, a possibilidade de a primeira fase do prolongamento da Linha Vermelha ser realizada apenas entre Sรฃo Sebastiรฃo e a estaรงรฃo ferroviรกria de Campolide. Esta fase incluiria a construรงรฃo de uma estaรงรฃo de Metro que serviria o alto de Campolide, construรญda a meia encosta e ligada ร estaรงรฃo de comboio atravรฉs de meios mecรขnicos. Assim, servir-se-ia a รกrea residencial mais populosa da freguesia, o Palรกcio da Justiรงa, os pรณlos da Universidade Nova e a estaรงรฃo ferroviรกria onde alguns dos comboios provenientes das linhas ferroviรกrias a sudoeste da รกrea metropolitana de Lisboa (amL), aliviando a Linha de Cintura e transformando a Linha Vermelha numa Segunda Circular Ferroviรกria.
Com esta intervenรงรฃo, a ZERO acredita que a capacidade da rede ferroviรกria no contexto metropolitano serรก significativamente aumentada, permitindo abrir espaรงo para que serviรงos que utilizem Third Tagus Crossing (TTT), a nova Linha de Loures (prevista no Plano Ferroviรกrio Nacional) ou a ligaรงรฃo da Linha de Cascais ร Linha de Cintura possam cruzar todas as linhas de Metro da cidade, aumentando o nรญvel global de conectividade do sistema ferroviรกrio da AML com o Metro.
Plano B para o PRR deve permitir substituir autocarros mais antigos a gasรณleo por autocarros elรฉctricos
O PRR deve continuar a respeitar a fraรงรฃo que deve ser dedicada ร aรงรฃo climรกtica, sendo que destas verbas pelo menos 37% devem ser dedicadas ร promoรงรฃo da mobilidade sustentรกvel.
Neste sentido, a ZERO sugere que as verbas da construรงรฃo das linhas de Metro que ficam livres sejam utilizadas prioritariamente na eletrificaรงรฃo do transporte rodoviรกrio pesado de passageiros atravรฉs, por exemplo, do aumento substancial do financiamento para aquisiรงรฃo de autocarros elรฉtricos em substituiรงรฃo dos atuais veรญculos a diesel ou para a sua conversรฃo, se exequรญvel, como ocorre jรก em diversos paรญses da UE.
Esta medida permite fortes ganhos ambientais, pois a eletrificaรงรฃo dos veรญculos rodoviรกrios com elevadas taxas de utilizaรงรฃo, sobretudo os pesados, tem um potencial de reduรงรฃo de emissรตes extremamente elevado.

E depois do PRR
Em relaรงรฃo ร Linha Vermelha, a ZERO propรตe que a fase seguinte evite declives acentuados e a perturbaรงรฃo de espaรงos verdes com significado para a cidade, como o Jardim da Parada, em Campo de Ourique, conectando-se com as novas estaรงรตes ferroviรกrias do Alvito โ onde jรก existe uma plataforma โ e de Alcรขntara-Terra, promovendo a conexรฃo entre trรชs linhas ferroviรกrias e a rede de Metro.
Seria extremamente importante que a linha prosseguisse enterrada atรฉ Miraflores, servindo duas das mais populosas freguesias do concelho de Oeiras, com um total de cerca de cem mil habitantes, e que incluรญsse estaรงรตes ao serviรงo do polo universitรกrio da Ajuda, o Hospital Sรฃo Francisco Xavier, e os mais importantes centros residenciais no Alto de Santo Amaro e no Restelo.
Quanto ร Linha Violeta, a ZERO sugere que seja prolongada apenas para norte atรฉ ร estaรงรฃo ferroviรกria de Loures/Infantado, a construir na nova linha ferroviรกria de Loures. Alรฉm disso, รฉ necessรกrio promover o prolongamento da atual Linha Amarela atรฉ ao Hospital Beatriz รngelo without transbordos no serviรงo, quer no Campo Grande, transformando a anunciada Linha Circular numa Linha em Laรงo, quer em Odivelas.