Lisbon City Council creates "multidisciplinary" working group for cycling network

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A Cรขmara de Lisboa criou um grupo de trabalho para planear, desenvolver e melhorar a rede ciclรกvel da cidade, garantindo a sua conectividade e seguranรงa coordenando com diversas entidades e supervisionando intervenรงรตes. Joรฃo Castro serรก o coordenador do grupo, que tem mais trรชs membros.

Um troรงo de rede ciclรกvel no Areeiro (fotografia LPP)

A Cรขmara de Lisboa criou um grupo de trabalho “pluri departamental e multidisciplinar” para tratar a rede ciclรกvel. O grupo รฉ constituรญdo por quatro membros que estarรฃo dedicados exclusivamente a este tema, e serรก liderado por Joรฃo Castro, arquitecto paisagista que liderou o projecto da nova ciclovia da Avenida Almirante Reis no inรญcio do mandato de Moedas, um projecto que nรฃo chegou a ir para a frente.

Alรฉm de Joรฃo Castro, o Grupo de Trabalho da Rede Ciclรกvel รฉ composto por pessoas de diferentes departamentos e divisรตes da Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade da Cรขmara de Lisboa, estando trรชs membros dedicados a tempo inteiro e dois a tempo parcial.

Numa nota interna, ร  qual o LPP teve acesso, pode ler-se que este grupo de trabalho terรก “como missรฃo planear, desenhar e implementar o desenvolvimento da rede ciclรกvel da cidade e a inerente conectividade extra concelhia, bem como rever e dar consistรชncia ร  rede jรก existente, ร  sua hierarquia e articulaรงรฃo com os demais modos de transporte”. O grupo “deverรก promover contactos com todas as entidades municipais ou externas ao municรญpio para melhor a consistรชncia, legibilidade e seguranรงa da rede ciclรกvel no concelho de Lisboa”.

A criaรงรฃo de programas preliminares para novas intervenรงรตes, a articulaรงรฃo com a EMEL em relaรงรฃo ร  expansรฃo da rede GIRA, a conduรงรฃo de projectos de execuรงรฃo municipais ou privados, a emissรฃo de pareceres sobre projectos de expansรฃo da rede, e o acompanhamento de obras que integrem infraestrutura ciclรกvel serรฃo algumas das tarefas concretas do grupo.

“A constituiรงรฃo deste grupo de trabalho teve a preocupaรงรฃo de reunir colegas do planeamento e da gestรฃo, com conhecimentos e formaรงรตes distintas, por forma a representar diferentes sensibilidades da Direรงรฃo Municipal [de Mobilidade]”, pode ler-se no mesmo documento. Joรฃo Castro, enquanto coordenador do grupo de trabalho, “serรก responsรกvel pela organizaรงรฃo e definiรงรฃo de um calendรกrio e de uma agenda especรญficos ร s actividades do grupo”; assim, “todos os processos e procedimentos que digam respeito ร  rede ciclรกvel devem ser remetidos directamente ao coordenador e este farรก a sua distribuiรงรฃo pelos elementos que compรตem o grupo de trabalho”.

A criaรงรฃo de grupos de trabalho permite a uma autarquia prioritizar determinados temas e criar equipas mais รกgeis, sem mexer nas suas estruturas orgรขnicas. Isto รฉ especialmente importante no ciclรกvel, pois mexe com diferentes matรฉrias, desde a rodovia ao espaรงo pedonal, passando pelas รกreas verdes e tambรฉm pelos transportes pรบblicos. Na verdade, como รฉ descrito na nota, “o desenho da rede ciclรกvel implica, necessariamente, a integraรงรฃo no desenho de espaรงo pรบblico, pluridisciplinar, global, devendo este ser promovido por tรฉcnicos com experiรชncia em desenho urbano”. Alรฉm disso, nesse desenho “รฉ determinante transpor e resolver na proposta o compromisso entre todas as disciplinas, desde a gestรฃo do trรกfego rodoviรกrio, ร  mobilidade suave, ร  ampliaรงรฃo dos passeios, ร  instalaรงรฃo de novos alinhamentos de arvoredo, ร  pontuaรงรฃo dos elementos de apoio ao transporte publico”.

“A rede ciclรกvel รฉ uma infraestrutura urbana de caracter estruturante, fundamental e imprescindรญvel ร  gestรฃo da mobilidade numa cidade global, inclusiva e inteligente”, e “รฉ fundamental para uma รกrea metropolitana em consolidaรงรฃo a procura de melhores รญndices de conectividade, de pluri operacionalidade e de eficiรชncia intermodal”you can also read. “O planeamento รฉ um ato global, transversal e regrado, sendo que a boa organizaรงรฃo e gestรฃo de territรณrio nรฃo considera planeamentos parcelares, nem sectoriais, que concorrem pelos mesmos objectivos.”

On the other hand, “urge melhorar as condiรงรตes de funcionamento interno da DMM [Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade] com o objectivo de optimizar os recursos humanos existentes e os prazos procedimentais com vista a dotar a cidade de Lisboa de uma melhor qualidade de vida no que respeita ร  mobilidade e uso de transportes”. O Grupo de Trabalho da Rede Ciclรกvel jรก estรก activo.


Actualizado ร s 14h50 de 16/08/2024: actualizada informaรงรฃo sobre o grupo de trabalho.

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