Livro apresenta a história da bicicleta em Lisboa

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Foi lançado o livro Cycling Cities: The Lisbon Experience, que nasce de um trabalho de investigação académica e que oferece uma viagem pela utilização da bicicleta em Lisboa ao longo da história. Está disponível gratuitamente em PDF.

The book Cycling Cities: The Lisbon Experience (LPP photo)

Lisboa juntou-se ao mapa internacional do projecto Cycling Cities, que olha para a história da bicicleta em várias cidades do mundo. O livro Cycling Cities: The Lisbon Experience foi lançado no passado dia 10 de Setembro no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), e está disponível gratuitamente em PDF em inglês. A edição física foi distribuída no evento de lançamento e estará disponível noutros encontros que ainda serão promovidos.

Resultado de anos de investigação no âmbito do projeto Hi-BicLab, o livro analisa a relação da capital portuguesa com a bicicleta, num retrato que mostra como este meio de transporte já foi popular em Lisboa, foi invisibilizado e está agora a voltar a ganhar protagonismo. Nesta edição, não se fala só de bicicleta, mas também de transporte público e do crescimento do automóvel na cidade, que aconteceu em desfavorecimento das outras formas de mobilidade.

A investigação foi coordenada pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e envolveu equipas da Universidade de Lisboa e Universidade de Aveiro, contando com financiamento da Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT).

The book Cycling Cities: The Lisbon Experience (LPP photo)

O Hi-BicLab procurou não apenas mapear a história da bicicleta em Lisboa, mas também identificar os obstáculos que travaram – e ainda travam – o desenvolvimento de uma mobilidade ciclável consistente na cidade. O projecto envolveu uma equipa interdisciplinar de historiadores, geógrafos, urbanistas, economistas e especialistas em transportes, que analisaram jornais, fotografias, projectos urbanísticos, estatísticas e outros registos para reconstruir esse percurso. Teve ainda uma forte componente pública, com exposições fotográficas, passeios e eventos que trouxeram à superfície uma memória ciclável muitas vezes invisível.

Cycling Cities: The Lisbon Experience apresenta um retrato crítico de como políticas e opções urbanísticas não deram prioridade ou sequer à bicicleta para a durante décadas, ao mesmo tempo que apresenta um novo ímpeto para o ciclável em Lisboa, marcado pelo activismo, pela criação de novas infraestruturas e pelo surgimento de sistemas de partilha como a GIRA. É um livro que, apesar de ter partido de um trabalho académico, tem uma linguagem acessível, mostrando que a academia pode abrir-se ao grande público. A edição está, no entanto, em inglês.

Este livro faz parte da série de livros Cycling Cities, que agora, com Lisboa, contará com uma análise histórica, social e de políticas públicas da utilização da bicicleta de 20 cidades em 11 países, no âmbito de um projecto global de investigação intitulado Sustainable Urban Mobility (SUM) e que é liderado pela Fundação para a História da Tecnologia da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. Amesterdão, Utrecht, Enschede, Eindhoven, Arnhem-Nimega, Roterdão e Limburgo do Sul, na Holanda, Antuérpia, na Bélgica, Copenhaga, na Dinamarca, Malmö e Estocolmo, na Suécia, Hanôver e Munique, na Alemanha, Basileia, na Suíça, Manchester, no Reino Unido, Budapeste, na Hungria, Lyon, em França, Haia, na Holanda, e Joanesburgo, na África do Sul, são as outras 19 cidades já retratadas nesta colecção.

Como foi financiado pela FCT, o livro Cycling Cities: The Lisbon Experience não será colocado à venda, ao contrário do que acontece com outras edições. Assim sendo, pode ser descarregado gratuitamente aqui em PDF. A versão impressa é limitada, também gratuita e vai estar disponível em alguns encontros que a equipa do Hi-BicLab ainda deverá promover. Se estiveres interessado em saber mais, envia e-mail para hi.biclab@campus.fct.unl.pt.

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