Cut off for two months without reason, Alameda das Linhas de Torres bike path is restored

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Despite belonging to one of the six structuring axes of Lisbon's cycling network, the bike path on Alameda das Linhas de Torres was inexplicably cut off for two months. Now there is, at last, an alternative created on the site.

Lisbon Photography For People

Durante dois meses, foi o salve-se quem puder na zona do Campo Grande. As obras de expansรฃo do Metro de Lisboa cortaram a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres na parte da Rua Cipriano Dourado. Sรณ que durante esses dois meses nรฃo houve obras a decorrer, nem alternativa criada para os cerca de 600-650 utilizadores diรกrios daquele eixo ciclรกvel.

Agora, os utilizadores daquela pista ciclรกvel โ€“ que liga o intenso pรณlo habitacional do Lumiar ao centro de trabalho e de serviรงos da cidade atravรฉs do Campo Grande โ€“ passaram a contar com a tรฃo necessรกria alternativa. Os ciclistas tรชm agora um trajecto assinalado a amarelo que passa pelo lado oposto ao da futura obra de expansรฃo da estaรงรฃo de Metro do Campo Grande. O trajecto alternativo implica quatro atravessamentos ciclรกveis e nรฃo รฉ tรฃo cรณmodo como uma ligaรงรฃo directa, e passa por baixo do viaduto por uma zona de passeio, onde foi delimitado o espaรงo ciclรกvel e desenhadas passadeiras numa tentativa de salvaguardar a seguranรงa dos peรตes.

Image courtesy of Metro de Lisboa

Construรญda no inรญcio do segundo semestre de 2021, a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres veio servir a freguesia do Lumiar, oferecendo uma ligaรงรฃo rรกpida, contรญnua e segregada ao resto da cidade. No entanto, menos de um ano depois de ter ficado pronta, a ciclovia foi cortada para as obras de expansรฃo da estaรงรฃo do Campo Grande na zona da Rua Cipriano Dourado, uma expansรฃo incluรญda no projecto da Linha Circular. Os utilizadores daquele eixo โ€“ um dos seis eixos estruturantes da rede ciclรกvel da cidade, segundo a Cรขmara de Lisboa โ€“ foram avisados do bloqueio with apenas um dia de antecedรชncia, no inรญcio de Marรงo.

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O corte da ciclovia foi realizado alรฉm da รกrea identificada no mapa divulgado do Metro de Lisboa com recurso a vรกrios blocos de plรกstico. Nem o semรกforo no cruzamento do Campo Grande foi deixado ligado, nem foi deixado desbloqueado um espaรงo de espera seguro junto ao mesmo. Durante estes dois meses, alguns ciclistas tentaram desviar os mesmos blocos e atรฉ chegaram a tentar improvisar uma alternativa, conforme testemunhou o Lisboa Para Pessoas diversas vezes. No entanto, os blocos que as pessoas desviavam acabavam sempre por ser repostos nos locais originais, mantendo-se o canal ciclรกvel bloqueado.

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Durante os mesmos dois meses, vรกrios utilizadores da bicicleta improvisaram trajectos pelo passeio e outros arriscaram seguir pela estrada, mesmo em contra-mรฃo na parte da Rua Cipriano Dourado que รฉ de sentido รบnico. A alternativa apresentada pelo Metro de Lisboa era para que os ciclistas transportassem os โ€œveรญculos levados ร  mรฃoโ€ pelo passeio do lado oposto ao da zona da obra e ร  ciclovia. O Lisboa Para Pessoas nรฃo testemunhou ninguรฉm a seguir estas indicaรงรตes, nem tรฃo pouco a presenรงa dessas indicaรงรตes no local da obra. A รบnica sinalรฉtica existente para ciclistas era um sinal vertical a indicar “zona de obra” e “fim de ciclovia”.

O Lisboa Para Pessoas testemunhou still vรกrias complicaรงรตes ao nรญvel da mobilidade pedonal, uma vez que os peรตes tambรฉm viram o passeio junto ร  ciclovia bloqueado e foram forรงados a dar uma volta significativamente maior para percorrer meia dรบzia de metros. De notar que o Campo Grande รฉ uma das maiores interfaces de transportes da cidade de Lisboa, pelo que o volume de pessoas a caminhar รฉ nesta zona elevado principalmente ร s horas de ponte de manhรฃ e de tarde. Muitos peรตes escolheram caminhar ร  beira da estrada em vez de realizarem o desvio sugerido pelo Metro de Lisboa no seu site e tambรฉm precariamente assinalado no local.

A alternativa agora implementada vem resolver a descontinuidade criada na ciclovia da Alameda das Linhas de Torres na zona do Campo Grande/Rua Cipriano Dourado. Os blocos de plรกstico que cortavam o troรงo foram removidos e o semรกforo voltou a ser ligado. Tambรฉm foram retirados os gradeamentos que tinham sido colocados mais recentemente para evitar os desvios dos blocos por parte das pessoas. Os peรตes passaram tambรฉm a ter uma passadeira mais perto do seu percurso expectรกvel, pelo que jรก nรฃo tรชm de ir dar a volta maior ao atravessamento semaforizado na intersecรงรฃo do Campo Grande.

Importa referir que durante os dois meses do bloqueio da ciclovia nenhuma obra foi realizada no local da ciclovia pelo que esta poderia ter permanecido operacional atรฉ ao momento presente, em que foi desenhada este desvio, conforme verificou o Lisboa Para Pessoas.

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