MTS passa a aceitar pagamentos contactless

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As trรชs linhas do Metro Sul do Tejo jรก aceitam pagamentos contactless, eliminando a necessidade de adquirir bilhetes pontuais. Agora, รฉ sรณ encostar o cartรฃo bancรกrio ou telemรณvel no validador e seguir viagem. As viagens custam os mesmos 85 cรชntimos.

Contactless em funcionamento no MTS (fotografia LPP)

O Metro Sul do Tejo รฉ o mais recente modo de transporte na รกrea metropolitana de Lisboa a aceitar pagamentos contactless, eliminando a necessidade de adquirir bilhetes pontuais para viajar. O sistema estรก disponรญvel nas trรชs linhas e as viagens compradas desta forma custam os mesmos 85 cรชntimos โ€“ ou seja, รฉ igual a comprar um bilhete normal ou a usar zapping.

Com esta soluรงรฃo, os utilizadores do Metro Sul do Tejo jรก podem utilizar os seus cartรตes ou dispositivos contactless como tรญtulo de transporte, sem filas de espera nem necessidade de adquirirem bilhetes no local, simplificando a experiรชncia diรกria de deslocaรงรฃo. ร‰ possรญvel usar um cartรฃo bancรกrio fรญsico ou virtual, atravรฉs de um telemรณvel ou relรณgio (por via do Apple Pay ou Google Pay, por exemplo). O pagamento รฉ feito directamente nos validadores, nos equipamentos em que habitualmente jรก sรฃo validados os tรญtulos de transporte.

A compra de uma viagem contactless รฉ equivalente ร  aquisiรงรฃo de um bilhete simples, pelo que permite viajar em toda a rede do metro durante uma hora apรณs a primeira validaรงรฃo. ร‰ obrigatรณria a validaรงรฃo no inicio de cada viagem e em caso de transbordo, sendo que nรฃo รฉ cobrada nova viagem dentro desse perรญodo de uma hora.

Os passageiros poderรฃo consultar as suas viagens, inserir o NIF, imprimir ou descarregar faturas no portal de cartรตes bancรกrios contactless, disponรญvel em portalcontactless.mts.pt.

Para lanรงar o contactless, o Metro Transportes do Sul (MTS), empresa que explora o sistema de metro ligeiro na Margem Sul, juntou-se ร  Shift4, uma empresa de tecnologia de processamento de pagamentos. Em comunicado, as empresas indicam que esta colaboraรงรฃo “representa um passo significativo na modernizaรงรฃo do sistema de transportes da รกrea metropolitana de Lisboa, particularmente nas regiรตes servidas pela MTS (Almada e Seixal)”.

A Shift4 desempenhou um papel importante no desenvolvimento desta soluรงรฃo, actuando como โ€˜enablerโ€™ bancรกrio. A empresa garantiu uma implementaรงรฃo rรกpida e integrada, simplificando a complexidade dos processos, tanto para o operador de transportes como para os passageiros. Entre os restantes parceiros que contribuรญram para este projeto encontram-se a Axians, ย marca da VINCI Energies dedicada ร s TIC e ร  transformaรงรฃo digital, e um integrador especializado em soluรงรตes de mobilidade inteligente e de bilhรฉtica eletrรณnica; e a Switchio, uma plataforma open loop de serviรงos de pagamento e de backoffice para a emissรฃo de bilhetes, que permite viajar sem problemas com um simples toque num cartรฃo EMV ou numa carteira digital.

“A implementaรงรฃo dos pagamentos contactless nos nossos validadores รฉ um marco importante para a MTS”, afirma Tiago Santos, responsรกvel comercial da Metro Transportes Sul, em comunicado. “Com a integraรงรฃo da tecnologia EMV, conseguimos simplificar a experiรชncia dos nossos passageiros, permitindo-lhes validar viagens de forma rรกpida, sem dinheiro fรญsico nem filas para comprar ou carregar bilhetes.”

โ€œA parceria da Shift4 com o Grupo Barraqueiro, atravรฉs da Fertagus, jรก trouxera anteriormente a primeira operaรงรฃo de pagamentos contactless para transportes na regiรฃo de Lisboa”, acrescenta Liliana Oliveira, directora de desenvolvimento de negรณcio da Shift4. “A extensรฃo desta soluรงรฃo ร  MTS reforรงa a vontade de ambas as empresas em facilitar a mobilidade atravรฉs de soluรงรตes inovadoras que bene๏ฌciem todos os utilizadores, tornando a sua vida mais fรกcil e confortรกvel.โ€

O Metro Sul do Tejo รฉ o quarto sistema de transportes a aceitar contactless, depois do Metro de Lisboa, da Carris e da Fertagus. A Carris Metropolitana estรก a testar essa forma de pagamento em algumas linhas; os TCB, a MobiCascais, a TTSL e a CP estรฃo atrasados nesta modernizaรงรฃo.

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