
Mais de 50% dos inquiridos usa o automรณvel como principal meio de transporte num dia normal em Lisboa; o valor estรก acima da mรฉdia de 46% correspondente ร s 83 cidades analisadas no mais recente estudo da Comissรฃo Europeia (CE) sobre a qualidade de vida citadina. Lisboa รฉ uma cidade onde se anda muito de carro, mas nรฃo aquela onde mais se anda. No topo das 83 cidades analisadas pela CE estรก Braga com 61%. O mesmo estudo sugere que, no geral, quanto menor a dimensรฃo da cidade menos usado รฉ o carro โ Braga, que tem menos de 250 mil habitantes, nรฃo segue esta tendรชncia.

O mesmo documento e que as capitais costumam ser as cidades onde menos se conduz por terem bons serviรงos de transporte pรบblicos. ร o caso de Berlim, Atenas, Oslo, Londres ou Paris, capitais que surgem entre as 10 cidades onde menos se usa o automรณvel, com percentagens entre os 33 e 38%, mas tambรฉm de cidades como Groningen e Amesterdรฃo, na Holanda, e de Copenhaga, na Dinamarca, com uma forte tradiรงรฃo de duas rodas e onde o uso do automรณvel ronda os 29-31%. “Por um lado, os destinos numa cidade precisam de estar acessรญveis ร s pessoas que vivem dentro e fora da cidade. Por outro, o transporte urbano pode gerar problemas como congestionamento, acidentes rodoviรกrios, ruรญdo e poluiรงรฃo atmosfรฉrica, bem como a emissรฃo de gases com efeito de estufa. Nesse sentido, as redes de transporte urbanas devem optimizar a infra-estrutura, oferecer serviรงos eficientes e incentivar ร mudanรงa para modos de transporte mais sustentรกveis”, lรช-se no relatรณrio do estudo da CE.
Em relaรงรฃo aos transportes pรบblicos, o estudo da Comissรฃo Europeia aponta que quem vive numa capital estรก, de um modo geral, mais satisfeito com os transportes pรบblicos em relaรงรฃo a quem reside noutras cidades e que na Europa do Sul รฉ onde os nรญveis de insatisfaรงรฃo sรฃo superiores. Em cidades onde a satisfaรงรฃo com os transportes pรบblicos รฉ superior tambรฉm o seu uso รฉ mais elevado. A satisfaรงรฃo com os transportes pรบblicos tem tambรฉm uma relaรงรฃo muito forte com a satisfaรงรฃo em geral das pessoas com a cidade onde vivem.



Lisboa รฉ das cidades onde menos se usa os transportes pรบblicos, com menos de 40% dos inquiridos a dizer que recorrem a esta forma de mobilidade no dia normal. Londres, Praga, Paris, Ostrava e Estocolmo sรฃo as cidades onde mais se anda de transportes pรบblicos, com 55 a 59% a fazรช-lo numa base diรกria; Braga estรก entre as 10 cidades onde estes sรฃo menos usados, com uma percentagem de apenas 29%.
A Comissรฃo Europeia olhou ainda para os nรญveis de adopรงรฃo da bicicleta. O topo da tabela รฉ ocupado por Groningen, na Holanda, curiosamente a cidade das 83 onde menos se anda de automรณvel e de transportes pรบblicos: 42% dos inquiridos naquela cidade usam a bicicleta num dia normal. Jรก para Lisboa รฉ a 8ยช cidade onde a bicicleta รฉ menos popular. “Durante o confinamento do Covid-19, muitas cidades na Europa aumentaram o espaรงo de pedestres e ciclistas. Agora que a Europa estรก a sair deste confinamento, manter e expandir as redes ciclรกveis pode levar mais pessoas a optar pela bicicleta em detrimento do automรณvel ou da opรงรฃo pelo transporte pรบblico”, reflecte o relatรณrio.

A CE analisou ainda, como factores determinantes ร qualidade de vida numa cidade, a existรชncia de espaรงos verdes, a qualidade do espaรงo pรบblico, o ruรญdo e ainda a poluiรงรฃo atmosfรฉrica. Em relaรงรฃo ร s รกreas verdes, a satisfaรงรฃo em Lisboa รฉ de cerca de 70%, bem abaixo de cidades como Londres, Paris, Berlim, Helsรญnquia ou Copenhaga. ร tambรฉm uma cidade onde a satisfaรงรฃo em relaรงรฃo ao espaรงo pรบblico estรก abaixo da mรฉdia das 83 cidades, que se situa pouco acima dos 80%. Em relaรงรฃo ร qualidade do ar em Lisboa, o relatรณrio assinala que a satisfaรงรฃo aumentou 5 pontos percentuais em relaรงรฃo a 2015 e que a satisfaรงรฃo com o ruรญdo na cidade tambรฉm melhorou, neste caso 6 pontos percentuais.
O estudo completo da Comissรฃo Europeia tem 108 pรกginas e pode ser consultado aquรญ. De seguida, disponibilizamos o capรญtulo referente ร mobilidade, espaรงos verde e poluiรงรฃo.