Ciclovias pop-up são para avançar, diz Câmara

Fotografia de Nuno Alexandre Correia/CML

Foi no Twitter, em resposta a um ciclista, que a Câmara Municipal de Lisboa adiantou que “a implementação do plano de rede ciclável, anunciada em junho de 2020, está em curso e em breve serão concretizados mais alguns eixos importantes”. Do plano original, foram já executados 10 dos eixos previstos”, referiu fonte da autarquia.

O plano original previa a conclusão de uma série de ciclovias até Julho e mais umas quantas até Setembro, só que muitas – incluindo eixos importantes como as avenidas de Roma, Liberdade ou Lusíada – ficaram por fazer e a Câmara nada tem dito sobre o assunto. Muitos internautas têm questionado o município sobre um ponto de situação, especulando que possa ter existido algum recuo ou alguma alteração substancial ao plano.

“Sem prejuízo da determinação da CML em implementar todos os eixos anunciados, alguns troços registaram atrasos que se devem maioritariamente à melhoria de opções de traçado e a prazos de contração pública”, lê-se na resposta do município.

“Importa reforçar que o plano nunca esteve suspenso, e é por isso que estão em curso ou avançam nas próximas semanas diversas intervenções, tais como: na Rua Conde de Almoster, a ligação ao Parque de Campismo, na Rua Professor Lima Basto, a Rua Contra-Almirante Armando Ferraz, a conclusão da Av. Almirante Reis, a Rua Pardal Monteiro e a Rua Eng. Ferreira Dias, entre outras. Estão em fase final de projeto Avenida da Índia, Avenida de Roma e Avenida da Liberdade, que inclui a repavimentação das laterais da Avenida. Está ainda lançado o concurso público para a Avenida Lusíada e em lançamento o concurso da Avenida Marechal Gomes da Costa.”

A Câmara reforça na sua resposta que “a expansão da rede ciclável, permitindo que cada vez mais pessoas possam usar a bicicleta nas suas deslocações, tornou-se ainda mais importante no contexto de crise de saúde pública que vivemos”. Recentemente publicámos aqui sobre o início da intervenção da Rua Conde de Almoster e outros projectos em estudo, nomeadamente nas avenidas Lusíada e Marechal Gomes da Costa. Falámos também da ciclovia até ao Parque de Campismo e da intervenção junto à Calçada de Carriche.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.