A torneira que só deita plástico

Assina o LPP e desbloqueia conteúdos exclusivos. Assina aqui.

Até dia 2 de Julho, podes espreitar a instalação do artista e activista canadiano Benjamin Von Wong junto no Oriente. Icónica instalação está em Lisboa está em Lisboa por ocasião da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Lisboa Fotografía Para Personas

Chama à atenção de quem passa na praça em frente à Gare do Oriente. Pudera: as suas grandes dimensões não lhe permitem passar despercebida. Falamos de uma enorme torneira que, em vez de água, deita plástico. A instalação é assinada pela artista e activista canadiano Benjamin Von Wong e está em Lisboa por ocasião da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que se realiza na capital portuguesa durante esta semana.

A peça foi idealizada por Von Wong em Maio de 2021 para as Nações Unidas e foi agora reproduzida em Lisboa, podendo ser observada entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações até ao dia 2 de Julho.

Intitulada “Giant Plastic Tap”, é constituída por uma torneira gigante que parece suspensa no ar e que surge a deitar aproximadamente 200 kg de garrafas de plástico. A obra simboliza a urgência de uma utilização consciente do plástico e o alerta para a sua reciclagem, tudo para que estes não acabem no fundo dos Oceanos.

Esta instalação já percorreu mundo e pede a governos, corporações e indivíduos para fecharem a torneira de plásticos. Von Wong lançou o movimento #TurnOffThePlasticTap apela à importância da utilização consciente de plástico e, acima de tudo, para a sua reciclagem. O movimento tem dado a volta ao mundo, com esculturas em Nairobi, Miami ou Toronto, sendo agora Lisboa contemplada, com uma das suas obras de arte.

Contribui, se gostaste deste artigo:

No jornalismo, é difícil consolidar e fazer crescer projectos independentes e inovadores como o nosso. O teu donativo pode fazer a diferença.

Em alternativa, transfere para:

MB Way:
933 140 217 (indicar “LPP”)

IBAN:
PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

Para ler também