Ciclovazias? Os municรญpios da รกrea metropolitana de Lisboa tรชm agora ร disposiรงรฃo uma ferramenta digital que ajuda a planear redes ciclรกveis que promovam uma verdadeira transferรชncia modal do carro para a bicicleta.

En 18 municรญpios da รกrea metropolitana de Lisboa (amL) tรชm agora ร disposiรงรฃo uma ferramenta digital para os ajudar a planear redes ciclรกveis. A biclaR, desenvolvida pelo Instituto Superior Tรฉcnico a pedido da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), indica em que ruas e avenidas a construรงรฃo de ciclovias poderรก levar a uma maior transferรชncia de viagens do automรณvel para a bicicleta, consoante diferentes objectivos.

A biclaR parte dos dados do Inquรฉrito ร Mobilidade realizado pelo INE em 2017/2018 โ que apresenta a radiografia possรญvel das viagens realizadas na amL โ para identificar o potencial de transferรชncia modal do automรณvel para a bicicleta, consoante um de trรชs cenรกrios:
- um cenรกrio mais conservador de viagens atรฉ 5 km que podem ser realizadas de bicicleta (incluindo com utilizaรงรฃo do transporte fluvial entre as duas margens);
- um cenรกrio ambicioso de viagens atรฉ 10 km que podem ser feitas de bicicleta elรฉctrica;
- um terceiro cenรกrio de viagens que podem ser realizadas de transporte pรบblico e de bicicleta (intermodalidade), com esta a servir para a primeira e/ou รบltima parte da viagem, atรฉ uma distรขncia de 5 km.
Para cada cenรกrio (o utilizador escolhe que cenรกrio pretende analisar), a biclaR mostra um mapa das ligaรงรตes prioritรกrias a estabelecer de modo a promover uma transferรชncia do automรณvel para a bicicleta e de acordo com as metas da Estratรฉgia Nacional de Mobilidade Activa Ciclรกvel (ENMAC) 2020-2030 โ que, atรฉ 2025, 4% das viagens realizadas em meio urbano sejam feitas em bicicleta, e que essa percentagem seja 10% atรฉ 2030.



Os mapas da biclaR apresentam informaรงรฃo para dois tipos de percursos: os mais directos (mas nรฃo necessariamente os mais seguros/tranquilos) ou os mais seguros/tranquilos (mas nรฃo necessariamente os mais directos). Nos mapas, a largura das linhas apresentadas varia consoante o nรบmero de ciclistas potencial para cada meta (4% e 10%), e a cor dessas mesmas linhas depende do nรญvel de tranquilidade (quietness), sendo as mais escuras aquelas menos seguras para circular em bicicleta. Assim, os segmentos mais escuros e mais largos sรฃo que necessitam de intervenรงรฃo para se tornarem mais seguros e potencialmente captarem mais ciclistas. Note-se que os mapas mostram sugestรตes de percursos tendo em conta a infraestrutura viรกria existente, podendo haver outras soluรงรตes a ter em conta no planeamento de redes ciclรกveis, como por exemplo a construรงรฃo de uma ponte ou de uma passagem inferior, ou a abertura de um caminho inexistente por um jardim.

Para cada cenรกrios, รฉ possรญvel ver tambรฉm de forma agregada qual o benefรญcio potencial estimado, em toneladas de CO2eq evitado anualmente, e em benefรญcios sociais.

Podes explorar aqui as redes potenciais de toda a amL e dos diferentes municรญpios:
Importa salientar que a biclaR nรฃo รฉ uma ferramenta preditiva, nem um estudo de procura, nรฃo indicando qualquer estimativa da probabilidade de transferรชncia modal para a bicicleta. A biclaR limita-se a apresentar, atravรฉs de um algoritmo configurado com determinadas variรกveis, resultados do potencial ciclรกvel para diferentes cenรกrios, mostrando rotas mais directas ou mais tranquilas consoante a ambiรงรฃo de quota modal para a bicicleta (4% ou 10%) ร, por isso, uma ferramenta que, perante um determinado objectivo (cenรกrio) que queiramos alcanรงar (por exemplo, apostar na bicicleta elรฉctrica para viagens atรฉ 10 km) ajuda a identificar como podemos, potencialmente, chegar a esse objectivo.
A biclaR pode ajudar os municรญpios a melhor planearem as suas redes ciclรกveis ou, mesmo, a validar os planeamentos que tinham feito anteriormente. Pode tambรฉm ajudar os municรญpios nas candidaturas a fundos europeus para a construรงรฃo de rede ciclรกvel, permitindo-os sustentar diferentes opรงรตes com dados do potencial ciclรกvel de novos utilizadores provenientes do modo automรณvel e tambรฉm do impacto sรณcio-ambiental.


Os municรญpios (e, na verdade, qualquer pessoa) podem utilizar os dados e mapas da biclaR atravรฉs do site da ferramenta, ou descarregรก-los em formato GeoPackage (.gpkg), que pode ser lido em qualquer SIG moderno. ร recomendรกvel o software de acesso livre QGIS para leitura, visualizaรงรฃo e anรกlise de dados em detalhe.
Toda a ferramenta biclaR estรก disponรญvel em cรณdigo aberto num repositรณrio no GitHub permitindo que qualquer pessoa, com conhecimentos adequados, possa fazer o mesmo tipo de anรกlise para outra cidade ou comunidade intermunicipal. Podes consultar em baixo relatรณrio metodolรณgico para mais detalhes sobre o funcionamento desta ferramenta.
O desenvolvimento da biclaR arrancou em 2022, conforme reportรกmos na altura. O trabalho comeรงou com um levamento das redes existentes e planeadas por cada municรญpio e com uma sistematizaรงรฃo da informaรงรฃo do IMob, tendo-se seguido a definiรงรฃo dos cenรกrios a estudar, a selecรงรฃo do algoritmo para fazer essa anรกlise e a definiรงรฃo dos outros indicadores. Todo este esforรงo foi feito em conjunto com representantes e tรฉcnicos dos 18 municรญpios da รกrea metropolitana de Lisboa e com vรกrias entidades pรบblicas e associaรงรตes.