Os espaços verdes urbanos de Cascais estão prontos para enfrentar as alterações climáticas e oferecer conforto à população durante fenómenos extremos? O projecto europeu Urban Releaf está à procura de respostas para essas questões, em conjunto com a população.
Como podem os espaços verdes urbanos de Cascais serem uma resposta às alterações climáticas? Como podemos transformá-los em melhores refúgios climáticos? Estas são duas das perguntas centrais do projecto Urban Releaf, que está a decorrer em Cascais e em mais cinco municípios europeus. Financiado pela União Europeia, esta iniciativa procura promover a colaboração entre as comunidades locais e as autoridades públicas para abordar questões climáticas urgentes relacionadas com o planeamento de espaços verdes, o conforto térmico e a poluição atmosférica.
Inspirado na ideia de ciência-cidadã, o Urban Releaf é uma oportunidade para os cidadãos contribuírem com as suas ideias para adaptar os espaços verdes urbanos às alterações climáticas e, dessa forma, tornar as cidades mais atrativas e resilientes. Através deste projecto, Cascais pretende não só avaliar a resiliência dos seus parques e o impacto de soluções baseadas na natureza num contexto de alterações climáticas, como também fomentar a participação activa não só para aumentar o nível de satisfação das pessoas com os espaços verdes do município mas também para um mapa de conforto térmico para Cascais. Pretende-se o envolvimento de 1500 cidadãos ao longo do decurso do projecto, que termina em Outubro de 2025.
Numa primeira fase, a participação no Urban Releaf pode ser feita através do preenchimento de um questionário sobre seis espaços verdes de Cascais:
- Bosque das Fontainhas, Alcabideche;
- Parque Urbano do Penedo, São Domingos de Rana;
- Parque Urbano da Abóboda, São Domingos de Rana;
- Parque Urbano de Trajouce, São Domingos de Rana;
- Parque Urbano Quinta da Carreira, Estoril;
- Jardim Visconde da Luz, Cascais.
O questionário pode ser acedido através do QR Code presente em cada um desses parques, bem como através desta hiperligação. Podes também descarregar a aplicação do Urban Releaf (iOS / Android), onde terás acesso aos mapas das áreas de estudo e ainda outras funcionalidades como tabela de classificação, fotografia e informação adicional sobre o local que visitas.
Da próxima vez que visitares um destes parques e jardins, não te esqueças de participar. Neste questionário, és convidado a partilhar a tua experiência com cada um dos espaços, e sobre como todo o espaço envolvente e o clima influenciam o teu bem-estar físico e mental, e te proporcionam ou não um conforto térmico. As informações recolhidas serão importantes em futuras decisões de planeamento urbano e desenvolvimentos no espaço público de Cascais. Nota que a participação dos cidadãos neste estudo será voluntária e confidencial.
Toda a comunidade local está convidada a participar neste projecto, mas também visitantes e turistas. Ao longo dos próximos meses, o Urban Releaf vai ainda convidar grupos de escolas, seniores, entre outros visitantes para participarem no levantamento de informações para avaliar o conforto térmico destes locais, com equipamentos específicos, como sensores móveis. O sucesso deste estudo depende do desenvolvimento de soluções colaborativas entre os decisores e o cidadão, permitindo a existência de novas políticas para os espaços urbanos mais adaptados às alterações climáticas.
Cascais é um dos seis municípios europeus que integram o Urban Releaf, a par de Atenas (Grécia), Dundee (Escócia), Mannheim (Alemanha), Riga (Letónia) e Utrecht (Países Baixos). A iniciativa, que conta com 15 parceiros europeus, é coordenada pelo Internacional Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), e tem a duração de quatro anos. Com um orçamento de 5,2 milhões de euros, o Urban ReLeaf é co-financiado pelo programa Horizonte Europa e pretende avaliar os impactos (custos e benefícios) dos espaços verdes urbanos e das soluções baseadas na natureza na segurança e no bem estar da população num contexto de alterações climáticas. Ao promover a co-criação de soluções para a adaptação às alterações climáticas entre as administrações locais e os cidadãos, a iniciativa tem como objectivo apoiar a transição verde através da implementação de projectos-piloto.
O projecto arrancou em Maio e vai decorrer, em Cascais, até Outubro 2025. Sabe mais sobre o Urban ReLeaf aqui. Para mais informações ou para participar nesta campanha, podes contactar a Câmara de Cascais através do endereço de e-mail [email protected] ou os responsáveis do Urban Releaf través do endereço [email protected].