Semana Europeia da Mobilidade fecha várias ruas

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, municípios como Lisboa, Setúbal, Almada e Amadora promovem o encerramento de ruas e praças aos carros, abrindo-as às pessoas, à bicicleta e ao andar a pé. A iniciativa inclui actividades para todas as idades e visa sensibilizar a população para a importância de reduzir o uso do automóvel e de partilhar o espaço público.

O “superquarteirão” está de regresso a Campo de Ourique (fotografia LPP)

O Jardim da Parada, em Campo de Ourique, está diferente por estes dias. Desde 14 de Setembro que os carros deixaram de estacionar e de circular como habitualmente em torno de um dos jardins mais populares de Lisboa. Por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até dia 22, o “superquarteirão” voltou a estar montado no Jardim da Parada para mostrar à população como poderia ser esta praça sem automóveis a separar a fachada dos prédios do espaço verde.

Durante nove dias, o Jardim da Parada vai estar mais calmo, com mais e melhor espaço público disponível, e com uma programação para toda a família. Haverá esplanadas para sentar e estar sem obrigatoridade de consumo, jogos e brincadeiras para fazer na rua, actividades educativas, desportos para brincar, bicicletas para pedalar à vontade, e muito mais. Nos dias 21, 22 e 23, o trânsito estará totalmente cortado em redor do jardim, como em 2023, mas neste primeiro fim-de-semana e durante a semana será possível circular em redor da praça, ainda que a 20 km/h (zona de coexistência) e com os sentidos de trânsito invertidos de modo a combater o trânsito de travessia. Também de acordo com as sugestões dos moradores da primeira edição, haverá este ano actividades menos ruidosas de modo a não perder a acalmia ganha com o menor número de veículos.

A Semana Europeia da Mobilidade vai fechar praças e ruas em várias partes da área metropolitana. Não só em Campo de Ourique. Ainda em Lisboa, no dia 19 de manhã, não haverá carros a passar na Rua Pedro Calmon, junto à EB Sto. Amaro, em Alcântara. O objectivo é promover apenas a utilização de modos suaves de mobilidade como o andar a pé, a bicicleta, a trotineta ou o skate. Dia 20, de manhã, será a vez de o mesmo acontecer na Estrada de Queluz junto à EB Prof. Manuel Sérgio, na Ajuda.

Também nos dias 19 e 20, duas ruas na Ajuda, vão ficar sem carros durante a tarde, entre as 16 e as 18 horas, para que as crianças do bairro possam sair e brincar à vontade. Duas tardes em que não passam carros, não havendo ruído nem poluição, e em que as únicas coisas permitidas são brincar, correr, conversar, jogar e saltar. No dia 19, será na Rua Particular à Rua do Cruzeiro; e no dia 20, na Travessa Madressilva – actividades promovidas pelo consórcio Brincapé.

O “superquarteirão” está de regresso a Campo de Ourique (fotografia LPP)

Já no sábado, dia 21, as brincadeiras de rua do Brincapé vão para a Rua Pinto Quartin, no Bairro 2 de Maio, durante a manhã (10-13 horas) e para a Rua Fonseca Benevides, no Bairro Casalinho da Ajuda, durante a tarde (15-18 horas). No domingo de manhã, será a vez de a Rua Prof. Francisco Gentil, em Telheiras, trocar os carros por uma programação de relacionadas com a mobilidade, desporto, saúde e bem-estar. Este encerramento de rua será promovido não pela Brincapé, mas pela Junta de Freguesia do Lumiar e pela Lisboa E-Nova, a agência de energia e ambiente de Lisboa.

Ruas para estar e brincar, de Setúbal à Amadora

Em Setúbal, também existirão envolventes escolares sem carros na próxima semana. Para sensibilizar para a importância de afastar o trânsito das escolas, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, a circulação rodoviária está encerrada na área envolvente à EB de Azeitão. No dia 20, será dinamizado um percurso de pedibus com início no Parque do Morango, local onde os pais podem deixar as crianças a partir das 7h40 para deslocação a pé, em grupo, até à EB 1/JI de Brejoeira. E no dia 21, haverá um comboio de bicicletas para alunos e pais, com partida às 9h30 da EB 1/JI de Vendas de Azeitão e com um percurso que terminará na EB de Azeitão, de 2.º e 3.º ciclos. 1/JI de Vendas de Azeitão e com um percurso que terminará na EB de Azeitão, de 2.º e 3.º ciclos. Neste estabelecimento de ensino, localizado em Vila Nogueira, vai realizar-se um conjunto de iniciativas relacionadas com a temática da mobilidade sustentável, incluindo uma experiência de condução de bicicleta para iniciantes.

En Almada, a Semana Europeia da Mobilidade terá epicentro na Trafaria, com cortes na circulação rodoviária nos dias 21 e 22 em torno do Largo Manuel de Arriaga, onde está prevista uma intervenção no âmbito do programa municipal Mi barrio. O programa de actividades pode ser consultado aqui. Em Cascais, a Semana Europeia da Mobilidade levou a iniciativa A Rua é Nossa à Rua Rui de Sequeira, no Bairro do Rosário; durante uma manhã, esta rua esteve sem carros e aberta às pessoas, em particular às famílias e às crianças, com muitas actividades.

Na Amadora, o Largo António Feliciano de Castilho, na Venda Nova, estará sem carros durante o fim-de-semana de 21 e 22 de Setembro. Haverá um passeio de bicicleta que terá início nesta área da cidade e atravessará parte da freguesia da Falagueira-Venda Nova. Além disso, será realizado um “sunset da mobilidade” para aproveitar a praça sem carros. No domingo, essa zona, reconhecida pela sua vivência no espaço público, será palco de diversas atividades que promovem a valorização e apropriação da cidade por aqueles que, de facto, dão vida e alegria ao espaço público.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa anual promovida pela Comissão Europeia, que ocorre de 16 a 22 de Setembro, com o objectivo de incentivar comportamentos mais sustentáveis em relação à mobilidade urbana. Durante esta semana, cidades e municípios de toda a Europa organizam actividades que promovem o uso de transportes públicos, bicicletas, caminhadas e outras formas de mobilidade ativa, além de sensibilizar para os impactos ambientais e sociais do uso excessivo do automóvel. A campanha culmina com o Dia Europeu sem Carros, onde certas áreas urbanas são fechadas ao tráfego automóvel, promovendo a apropriação do espaço público pelos cidadãos e a reflexão sobre alternativas mais ecológicas de transporte.

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