A TML revelou que a aplicaรงรฃo do Navegante foi alvo de um ataque informรกtico, impedindo a renovaรงรฃo dos passes via telemรณvel e sobrecarregando ainda mais os balcรตes de atendimento, onde as filas podem ultrapassar as cinco horas de espera. Alรฉm disso, o sistema tecnolรณgico do Navegante estarรก sobrecarregado e sem capacidade de resposta para a elevada procura.

A aplicaรงรฃo Navegante, que permite carregar o passe directamente no telemรณvel, tem estado temporariamente indisponรญvel devido a um alegado ataque informรกtico, informou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no inรญcio desta semana. Esta falha terรก aumentado a procura pelos balcรตes de atendimento, como os Espaรงos Navegante e as bilheteiras dos operadores, locais que, no inรญcio de um ano lectivo, costumam registar uma afluรชncia significativa.
“A app Navegante esteve durante o dia de hoje sob um ataque informรกtico massivo. Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviรงos tรฃo depressa quanto possรญvel. Lamentamos todos os incรณmodos causados”, indicava a TML no final do dia de segunda-feira, 30 de Setembro. O problema persistiu no dia 1 de Outubro, quando os passes carregados para Setembro deixam de funcionar.
Falhas sรฃo constantes, dizem passageiros

ร agรชncia Lusa, a TML indicou que “o ataque informรกtico foi devidamente reportado ร s autoridades e atรฉ ao momento ainda nรฃo sabemos de onde provem”. Sobre as filas que muitas pessoas tรชm reportado existir nos Espaรงos Navegante e bilheteiras, a TML diz ร Lusa que “รฉ habitual uma grande afluรชncia nesta altura aos locais para a renovaรงรฃo do acesso ร gratuitidade do passe que todos os anos tem de ser feita pelos estudantes. Este ano foi prolongado atรฉ final de Outubro, mas รฉ normal a afluรชncia sobretudo nesta altura, por isso a aplicaรงรฃo era uma forma de evitar filas”.
No site da Carris Metropolitana, รฉ possรญvel verificar, em tempo real, que, ร s 11 horas desta quarta-feira, 2 de Outubro, muitos Espaรงos Navegante estรฃo com filas de cinco, seis, oito ou atรฉ 12 horas. Mas hรก tambรฉm outros balcรตes sem esperas considerรกveis. Em Oeiras, as filas sรฃo tรฃo grandes que as senhas jรก acabaram nos dois Espaรงos Navegante do concelho, que aparecem agora como “completos”.
A falha no sistema Navegante nรฃo terรก sido apenas na aplicaรงรฃo mรณvel, uma vez que chegaram ao LPP relatos de que, mesmo nestes balcรตes de atendimento e tambรฉm nas mรกquinas dos operadores e no Multibanco, o carregamento dos passes tem estado complicado, principalmente para os jovens estudantes, que precisam de activar o passe gratuito para o novo ano lectivo. O Metro de Lisboa publicava, nesta terรงa-feira, 1 de Outubro, que “devido ร indisponibilidade do sistema Navegante”, “poderรก nรฃo ser possรญvel o carregamento mensal da gratuitidade dos passes”. Os relatos que chegam ao LPP dรฃo conta tambรฉm que รฉ habitual o sistema Navegante ficar sobrecarregado e, por isso, indisponรญvel no final e inรญcio de cada mรชs, quando milhares de passageiros tentam habitualmente carregar o passe do mรชs seguinte. Testemunhos indicam, assim, que nรฃo รฉ a primeira vez que hรก falhas, seja na app, seja no Multibanco, seja nos pontos presenciais.
Contudo, o ataque informรกtico que a TML reportou serรก uma situaรงรฃo inรฉdita, que estarรก a causar ainda mais stress neste arranque de novo ano lectivo e de novo mรชs. Ao Observador a empresa metropolitana de transportes, responsรกvel pelo sistema de bilhรฉtica na regiรฃo de Lisboa, indicou que houve a “tentativa de acesso a dados” dos utilizadores. O mesmo jornal adianta que, segundo fonte oficial da Polรญcia Judiciรกria, o alegado ataque jรก estรก a ser investigado.
App prometia facilitar a vida aos estudantes
Desde o inรญcio de 2024 que o passe Navegante รฉ gratuito para os jovens atรฉ aos 19 anos e para os jovens estudantes universitรกrios atรฉ aos 24 anos. No caso dos jovens (atรฉ aos 19 anos), basta activar o passe gratuito uma vez e ele fica vรกlido atรฉ completar os 19 anos. No caso dos estudantes universitรกrios, รฉ preciso activar o passe gratuito no inรญcio de cada ano lectivo inteiro, apresentando o comprovativo de matrรญcula. A app Navegante veio facilitar todos estes processos, permitindo activar a gratuitidade sem sair de casa e no conforto do telemรณvel. O processo, para os estudantes, รฉ bastante simples: basta enviar o comprovativo de matrรญcula por e-mail, esperar por uma confirmaรงรฃo e ir depois ร aplicaรงรฃo fazer a activaรงรฃo do perfil gratuito. Sรณ que com a surpresa da aplicaciรณn em baixo โ e como muitos terรฃo deixado este assunto para resolver para a รบltima โ, a vida acabou por ficar complicada para muitos estudantes dependem dos transportes pรบblicos para chegar ร s aulas.
Recorde-se que o passe gratuito pode ser activado pelos jovens atรฉ aos 19 anos desde Agosto e que os estudantes universitรกrios podem fazรช-lo desde que tiveram acesso ao comprovativo de matrรญcula, ou seja, desde o inรญcio de Setembro. Uma vez activo o passe gratuito, este fica disponรญvel atรฉ aos 19 anos ou para o ano lectivo inteiro. Todos os demais passageiros precisam de carregar o passe mensalmente, sendo que podem fazer o carregamento do passe do mรชs seguinte a partir do dia 26 do mรชs anterior, evitando, dessa forma, a maior afluรชncia que existe habitualmente no final e inรญcio de cada mรชs. Contudo, รฉ habitual as pessoas preocuparem-se com estes temas em cima da hora.
Por outro lado, as filas nos balcรตes de atendimento serรฃo provocadas tambรฉm pela iliteracia de muitas pessoas, que, por um lado, desconhecerรฃo que podem carregar os passes em qualquer mรกquina de qualquer operador, e tambรฉm em qualquer terminal Multibanco, e, por outro, nรฃo estarรฃo confortรกveis a utilizar essas interfaces. A utilizaรงรฃo destas mรกquinas de bilhetes e do Multibanco, por todos os que se sintam confortรกveis a fazรช-lo, รฉ a recomendaรงรฃo que a TML deixa, atravรฉs da agรชncia Lusa, como alternativa ร aplicaรงรฃo oficial do Navegante. Para os jovens, a empresa lembra que existe uma linha telefรณnica para ajudar com a activaรงรฃo da gratuitidade: o 218 206 050. ร ainda possรญvel utilizar as aplicaรงรตes CarrisWAY, a Pick Hub e a app da MobiCascais.
Ainda assim, a indisponibilidade da aplicaciรณn Navegante nestes dias poderรก quebrar a confianรงa de alguns dos utilizadores da mesma, mas a verdade รฉ que a utilizaรงรฃo desta aplicaรงรฃo continua a ser das formas mais rรกpidas e prรกticas de carregar o passe. Sรณ รฉ recomendado fazรช-lo antecipadamente e nรฃo nos dias mais crรญticos. O LPP colocou algumas questรตes ร TML, sobre a alegada sobrecarga da plataforma tecnolรณgica do Navegante, sobre a possibilidade de se permitir carregamentos anuais do passe para todos os passageiros (de forma a evitar a dor de cabeรงa mensal), e sobre se poderia haver um ajuste ao nรญvel da fiscalizaรงรฃo e das cancelas dos transportes pรบblicos quando o sistema falha por motivos alheios aos passageiros. Mas nรฃo recebeu qualquer resposta atรฉ ao momento.
A norte, na รกrea metropolitana do Porto, tambรฉm existiram problemas. Os Transportes Intermodais do Porto (TIP) indicam que houve “uma sobrecarga do sistema”, que levou a constrangimentos em vรกrios canais de venda do passe Andante, incluindo a app Anda e o Multibanco. No entanto, os TIP referem que “nรฃo se registou um ciberataque no sistema Andante” e que os constrangimentos “tiveram origem numa sobrecarga do sistema que suporta a venda remota em alguns canais de vendas, motivado pela elevada simultaneidade de pedidos”. Para mitigar os problemas, que terรฃo ficado parcialmente resolvidos a meio desta terรงa-feira, as lojas Andante ficaram abertas atรฉ mais tarde.