A TML revelou que a aplicação do Navegante foi alvo de um ataque informático, impedindo a renovação dos passes via telemóvel e sobrecarregando ainda mais os balcões de atendimento, onde as filas podem ultrapassar as cinco horas de espera. Além disso, o sistema tecnológico do Navegante estará sobrecarregado e sem capacidade de resposta para a elevada procura.
A aplicação Navegante, que permite carregar o passe directamente no telemóvel, tem estado temporariamente indisponível devido a um alegado ataque informático, informou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no início desta semana. Esta falha terá aumentado a procura pelos balcões de atendimento, como os Espaços Navegante e as bilheteiras dos operadores, locais que, no início de um ano lectivo, costumam registar uma afluência significativa.
“A app Navegante esteve durante o dia de hoje sob um ataque informático massivo. Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados”, indicava a TML no final do dia de segunda-feira, 30 de Setembro. O problema persistiu no dia 1 de Outubro, quando os passes carregados para Setembro deixam de funcionar.
Falhas são constantes, dizem passageiros
À agência Lusa, a TML indicou que “o ataque informático foi devidamente reportado às autoridades e até ao momento ainda não sabemos de onde provem”. Sobre as filas que muitas pessoas têm reportado existir nos Espaços Navegante e bilheteiras, a TML diz à Lusa que “é habitual uma grande afluência nesta altura aos locais para a renovação do acesso à gratuitidade do passe que todos os anos tem de ser feita pelos estudantes. Este ano foi prolongado até final de Outubro, mas é normal a afluência sobretudo nesta altura, por isso a aplicação era uma forma de evitar filas”.
No site da Carris Metropolitana, é possível verificar, em tempo real, que, às 11 horas desta quarta-feira, 2 de Outubro, muitos Espaços Navegante estão com filas de cinco, seis, oito ou até 12 horas. Mas há também outros balcões sem esperas consideráveis. Em Oeiras, as filas são tão grandes que as senhas já acabaram nos dois Espaços Navegante do concelho, que aparecem agora como “completos”.
A falha no sistema Navegante não terá sido apenas na aplicação móvel, uma vez que chegaram ao LPP relatos de que, mesmo nestes balcões de atendimento e também nas máquinas dos operadores e no Multibanco, o carregamento dos passes tem estado complicado, principalmente para os jovens estudantes, que precisam de activar o passe gratuito para o novo ano lectivo. O Metro de Lisboa publicava, nesta terça-feira, 1 de Outubro, que “devido à indisponibilidade do sistema Navegante”, “poderá não ser possível o carregamento mensal da gratuitidade dos passes”. Os relatos que chegam ao LPP dão conta também que é habitual o sistema Navegante ficar sobrecarregado e, por isso, indisponível no final e início de cada mês, quando milhares de passageiros tentam habitualmente carregar o passe do mês seguinte. Testemunhos indicam, assim, que não é a primeira vez que há falhas, seja na app, seja no Multibanco, seja nos pontos presenciais.
Contudo, o ataque informático que a TML reportou será uma situação inédita, que estará a causar ainda mais stress neste arranque de novo ano lectivo e de novo mês. Ao Observador a empresa metropolitana de transportes, responsável pelo sistema de bilhética na região de Lisboa, indicou que houve uma “tentativa de acesso a dados” dos utilizadores. O mesmo jornal adianta que, segundo fonte oficial da Polícia Judiciária, o alegado ataque já está a ser investigado.
App prometia facilitar a vida aos estudantes
Desde o início de 2024 que o passe Navegante é gratuito para os jovens até aos 19 anos e para os jovens estudantes universitários até aos 24 anos. No caso dos jovens (até aos 19 anos), basta activar o passe gratuito uma vez e ele fica válido até completar os 19 anos. No caso dos estudantes universitários, é preciso activar o passe gratuito no início de cada ano lectivo inteiro, apresentando o comprovativo de matrícula. A app Navegante veio facilitar todos estes processos, permitindo activar a gratuitidade sem sair de casa e no conforto do telemóvel. O processo, para os estudantes, é bastante simples: basta enviar o comprovativo de matrícula por e-mail, esperar por uma confirmação e ir depois à aplicação fazer a activação do perfil gratuito. Só que com a surpresa da app em baixo – e como muitos terão deixado este assunto para resolver para a última –, a vida acabou por ficar complicada para muitos estudantes dependem dos transportes públicos para chegar às aulas.
Recorde-se que o passe gratuito pode ser activado pelos jovens até aos 19 anos desde Agosto e que os estudantes universitários podem fazê-lo desde que tiveram acesso ao comprovativo de matrícula, ou seja, desde o início de Setembro. Uma vez activo o passe gratuito, este fica disponível até aos 19 anos ou para o ano lectivo inteiro. Todos os demais passageiros precisam de carregar o passe mensalmente, sendo que podem fazer o carregamento do passe do mês seguinte a partir do dia 26 do mês anterior, evitando, dessa forma, a maior afluência que existe habitualmente no final e início de cada mês. Contudo, é habitual as pessoas preocuparem-se com estes temas em cima da hora.
Por outro lado, as filas nos balcões de atendimento serão provocadas também pela iliteracia de muitas pessoas, que, por um lado, desconhecerão que podem carregar os passes em qualquer máquina de qualquer operador, e também em qualquer terminal Multibanco, e, por outro, não estarão confortáveis a utilizar essas interfaces. A utilização destas máquinas de bilhetes e do Multibanco, por todos os que se sintam confortáveis a fazê-lo, é a recomendação que a TML deixa, através da agência Lusa, como alternativa à aplicação oficial do Navegante. Para os jovens, a empresa lembra que existe uma linha telefónica para ajudar com a activação da gratuitidade: o 218 206 050. É ainda possível utilizar as aplicações CarrisWAY, a Pick Hub e a app da MobiCascais.
Ainda assim, a indisponibilidade da app Navegante nestes dias poderá quebrar a confiança de alguns dos utilizadores da mesma, mas a verdade é que a utilização desta aplicação continua a ser das formas mais rápidas e práticas de carregar o passe. Só é recomendado fazê-lo antecipadamente e não nos dias mais críticos. O LPP colocou algumas questões à TML, sobre a alegada sobrecarga da plataforma tecnológica do Navegante, sobre a possibilidade de se permitir carregamentos anuais do passe para todos os passageiros (de forma a evitar a dor de cabeça mensal), e sobre se poderia haver um ajuste ao nível da fiscalização e das cancelas dos transportes públicos quando o sistema falha por motivos alheios aos passageiros. Mas não recebeu qualquer resposta até ao momento.
A norte, na área metropolitana do Porto, também existiram problemas. Os Transportes Intermodais do Porto (TIP) indicam que houve “uma sobrecarga do sistema”, que levou a constrangimentos em vários canais de venda do passe Andante, incluindo a app Anda e o Multibanco. No entanto, os TIP referem que “não se registou um ciberataque no sistema Andante” e que os constrangimentos “tiveram origem numa sobrecarga do sistema que suporta a venda remota em alguns canais de vendas, motivado pela elevada simultaneidade de pedidos”. Para mitigar os problemas, que terão ficado parcialmente resolvidos a meio desta terça-feira, as lojas Andante ficaram abertas até mais tarde.