Só falta uma para a GIRA chegar a todas as freguesias de Lisboa

A GIRA chegou à freguesia de Santa Clara, faltando apenas a Ajuda para que a rede de bicicletas partilhadas de Lisboa cubra todas as freguesias da cidade. No Pólo Universitário da Ajuda, estão a ser instaladas duas estações, totalizando 70 docas.

A primeira estação GIRA na freguesia de Santa Clara (fotografia LPP)

Abriu a primeira estação GIRA na freguesia de Santa Clara, o que significa que falta apenas uma freguesia para a rede de bicicletas partilhadas de Lisboa estar oficialmente em todas as freguesias de Lisboa. Levar a GIRA a todas as freguesias da cidade tinha sido uma prioridade do Executivo Municipal liderado por Carlos Moedas, que deverá ficar concretizada ainda neste primeiro semestre do ano com a chegada da GIRA à Ajuda.

Na freguesia de Santa Clara, abriu a estação 580, com 31 docas, entre o parque de estacionamento da Ameixoeira e a estação de Metro. Inicialmente prevista para dentro do parque, onde ocuparia sete lugares, acabou por ser instalada numa localização alternativa, sem afetar o estacionamento. Esta estação reforça uma mobilidade multimodal na zona, ligando estacionamento automóvel, Metro e GIRA.

Planos de expansão em Santa Clara

Estão previstas, já em instalação, mais algumas estações GIRA no nordeste da cidade. A estação 582 já está colocada no cruzamento da Azinhaga da Cidade com a Estrada São Bartolomeu e disponibilizará mais 15 docas na freguesia de Santa Clara. 

Já na freguesia vizinha do Lumiar, a estação 564 ficará entre a Rua Prof. Manuel Valadares e Azinhaga da Cidade, debaixo do viaduto do IP7 e do novo parque de estacionamento EMEL da Azinhaga da Cidade. No Parque Oeste, estão previstas duas estações, também já em processo de instalação: uma delas junto ao já referido estacionamento e outra na Avenida Nuno Krus Abecassis, na chamada Alta de Lisboa.

De fora da expansão da GIRA neste território parece ter ficado o novo eixo ciclável da Estrada do Desvio. Consultando o mapa da nova estação 580, não aparecem referenciadas estações ao longo da nova ciclovia. O LPP questionou a EMEL sobre se prevê, ainda assim, estações junto à Estrada do Desvio e à Calçada de Carriche, aguardando resposta.

A nova ciclovia da Estrada do Desvio, na freguesia do Lumiar, junto à Ameixoeira (fotografia LPP)

No dia em que abriu a estação 580 na Ameixoeira, ficaram disponíveis mais duas estações nas Avenidas Novas, uma na Avenida 5 de Outubro e outra na Avenida Álvaro Pais, cada uma com 20 docas. A estação 580 marcou a chegada da GIRA à 23ª freguesia de Lisboa.

Actualmente, e com a inauguração destas novas estações, a GIRA passa a ter na sua rede mais de 2000 bicicletas, distribuídas por 188 estações em 23 freguesias da capital, o que compara com as 800 bicicletas que em Outubro de 2021 estavam distribuídas por 102 estações em 14 freguesias.

GIRA a caminho do Pólo Universitário da Ajuda

Até ao fim do primeiro semestre, prevê-se que a GIRA chegue ainda à Ajuda, marcando presença em todas as freguesias da capital. Até ao final do primeiro semestre, serão 193 as estações da rede GIRA, somando um total de 2090 bicicletas disponíveis nas 24 freguesias lisboetas. Na Ajuda, estão em processo de instalação duas estações no Pólo Universitário, uma ao lado do ISCSP, com 29 docas, e outra perto da Residência Universitária, com 41 docas.

A disponibilização da GIRA no Pólo Universitário da Ajuda será importante para melhorar a acessibilidade a este local. Recentemente, estudantes, professores e a restante comunidade académica passaram a beneficiar do prolongamento nocturno do autocarro 760. Esta carreira passou a funcionar entre o Pólo Universitário da Ajuda e o centro da cidade (Rua Gomes Freire, Arroios) até às 23h35, sendo a última partida da Rua Gomes Freire às 0h20. Este prolongamento do 760 durante a noite, durante todo o ano, veio também melhorar a acessibilidade ao Bairro do Casalinho da Ajuda e à Rua do Cruzeiro. Esta carreira terminava algumas paragens antes.

O 760 passou a ir ao Pólo Universitário da Ajuda de noite (fotografia LPP)

Com a GIRA, o Pólo Universitário da Ajuda ganhará mais opções de mobilidade, apesar de em redor a infraestrutura rodoviária poder ser um pouco agreste para muitos utilizadores, devido à inexistência de ciclovias segregadas e de medidas de acalmia de tráfego, bem como aos declives existentes e à existência de Monsanto.

GIRA em crescimento

Segundo a EMEL, os dados de utilização de 2024 mostram um aumento significativo da procura. No último ano, o número total de viagens foi de 2 910 610, um valor recorde e que representa uma duplicação quando comparado com o ano de 2021. O tempo total de utilização no ano passado atingiu os 49.381.790 minutos (823 mil horas), enquanto a distância percorrida pelos utilizadores chegou aos 11 545 420 km (aproximadamente 290 viagens à volta do mundo).

Desde 2021, a média mensal de viagens tem vindo a aumentar de forma bastante significativa, atingindo em 2024 mais do dobro do que em 2021 e fixando-se agora em 242 551 viagens por mês. Por sua vez, a média diária alcançou as 7 958 viagens por dia. De referir ainda que no dia 18 de Setembro de 2024 se bateu o recorde de maior número de viagens num só dia, com 13 138 deslocações, um aumento de 4,8% em relação ao recorde anterior, registado em Maio de 2023.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.