É azul a primeira rua pedonal “pós-Covid” de Lisboa

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

A pandemia de Covid-19 convenceu cidades pelo mundo fora a aumentar o espaço destinado às pessoas e Lisboa não foi excepção. A autarquia tem um ambicioso plano de uma centena de intervenções para realizar em várias ruas, avenidas e travessas, de modo a alargar as áreas de estadia, esplanada mas também de mobilidade, através do programa A Rua É Sua.

Na baixa de Lisboa, a Rua Nova da Trindade, no Chiado, e a Rua João das Regras, perto da Praça da Figueira, vão ser pedonalizadas nas próximas semanas mas a tinta azul, que assinala essa alteração, já avançou na Rua dos Bacalhoeiros, perto do Campo das Cebolas. A pintura da Rua dos Bacalhoeiros acontece quase uma década depois de a Rua Nova do Carvalho ter sido transformada numa rua pedonal e na hoje incógnita “Rua Cor de Rosa”.

As três novas ruas que serão pedonalizadas na zona histórica da cidade têm em comum serem artérias com pouco tráfego ou quase nenhum. A Rua João das Regras é uma pequena ruela entre a Praça da Figueira e o Martim Moniz que praticamente já era pedonal, e a Rua dos Bacalhoeiros passou a servir de estacionamento desde que ficou cortada com a reconversão do Campo das Cebolas numa ampla área pedonal e verde à superfície.

A restauração local deverá ser das principais beneficiadoras destas alterações, uma vez que poderá criar ou alargar as suas zonas de esplanadas, tornando-as também mais convidativas. Ouvido pelo jornal Público, José Marques, dono do restaurante Maria Catita na Rua dos Bacalhoeiros, diz que “isto era um pedido que fazíamos há muito tempo à Câmara”, uma vez que o beco era aproveitado para estacionamento gratuito. “As pessoas exageravam sempre e estacionavam arbitrariamente”, relata o empresário.

O sucesso ou insucesso das ruas pedonalizadas será feito, de acordo com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no final do ano. “Todas estas vias que após o período experimental venham a ser definitivamente consideradas pedonais serão, a partir de 1 de janeiro de 2021, objeto de intervenção de colocação de calçada portuguesa.”

A pintura do asfalto permite diminuir a temperatura da zona, uma vez que o alcatrão, deixando de ser negro, deixa também de absorver tanto calor. Por outro lado, a opção colorida permite distinguir os novos espaços como áreas pedonais.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.