4,6 milhões de euros é quanto vai custar a requalificação da Segunda Circular – apenas novo pavimento e nova sinalização. Na gaveta fica o ambicioso projecto de transformar a Segunda Circular numa alameda arborizada e integrada na cidade.
Uma alameda com árvores no separador central, menos vias de trânsito e redução da velocidade para 60 km/h (apesar de a velocidade máxima permitida ser de 80 km/h, em média circula-se a menos de 50 km/h ali), a criação de passeios em algumas zonas e melhores condições para transportes públicos. A ideia era, na altura, reduzir o tráfego de atravessamento na Segunda Circular, direccionando-o para a CRIL e para o Eixo N-S, reduzindo também o congestionamento e a poluição na cidade.
Neste novo projecto de requalificação da Segunda Circular – a Câmara diz ser uma intervenção provisória e necessária até à solução definitiva – não foram contempladas nenhumas das ideias do plano inicial, nem a já comentada ideia de criar ali faixas BUS.

São 4,6 milhões de euros para 10 km por onde passam 110 mil carros por dia. É um investimento grande em infra-estrutura automóvel e que mostra que a autarquia vai estando atenta às várias formas de mobilidade.
O projecto de converter a Segunda Circular numa alameda verde tenha sido apresentado em 2016 e passou por um processo de consulta pública. A 1ª fase obra chegou a iniciar-se mas um alegado conflito de interesses no facto de um projetista ser também um fabricante e comercializador do material usado numa obra levou a Câmara a suspendê-la e anular também o concurso público internacional para a 2ª fase.
A alameda verde ficou na gaveta desde então.