
A Bolt, operador que disponibiliza trotinetas para alugar em Lisboa e ainda serviço de táxi, vai alargar a sua oferta com o lançamento de bicicletas elétricas partilhadas na cidade de Lisboa. “Com a aposta no novo serviço, a capital portuguesa passa a ter todas as opções de mobilidade oferecidas pela Bolt, incluindo o serviço de ride-hailing para longas distâncias e trotinetas e bicicletas partilhadas para curtas distâncias”, lê-se em comunicado.
O preço das novas bicicletas eléctricas é de 0,10€ por minuto e não inclui taxa de desbloqueio. Para usar estas bicicletas da Bolt, os utilizadores necessitam de descarregar a aplicação da Bolt (disponível para Android e iOS), seleccionar o ícone do serviço e, por fim, desbloquear uma bicicleta digitalizando o respectivo código QR.
A Bolt vai disponibilizar na aplicação dicas de utilização, regras de trânsito locais e recomendações de segurança relacionadas com a pandemia. Novos utilizadores poderão também contar, através da app, com uma ferramenta para limitar a velocidade máxima das bicicletas (que, por norma, não pode exceder os 25 km/h) para os deixar mais confortáveis quanto a este aspecto nas primeiras viagens.

As bicicletas eléctricas Bolt serão distribuídas igualmente no centro e em áreas periféricas da cidade, aumentando a sua área de abrangência, tanto para bicicletas como para trotinetas elétricas. A empresa lança o seu serviço em Lisboa com mais de 250 bicicletas eléctricas, planeando adicionar mais veículos nos próximos meses. As bicicletas da Bolt apresentam baterias substituíveis, permitindo ter uma logística mais simples para o carregamento eléctrico das bicicletas em relação ao das trotinetas (que têm de ser recolhidas para serem carregadas).
Lisboa é a quarta cidade onde a Bolt lança seu serviço de bicicletas elétricas partilhadas. No início deste Verão, a empresa lançou as suas bicicletas em Paris e mais recentemente em Barcelona e em Praga. Com este lançamento, a capital portuguesa torna-se na primeira cidade onde a Bolt disponibilizará todos serviços de mobilidade do seu portefólio, tais como ride-hailing, trotinetas e bicicletas eléctricas. A Bolt tem mais de 30 milhões de utilizadores em mais de 35 países na Europa e África.