Sete propostas para colocar os autocarros da AML todos amarelos, quatro vencedores

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Fotografa de Nuno Alexandre Correia/CML

A promessa jรก tinha sido feita: os autocarros da รrea Metropolitana de Lisboa (AML) vรฃo passar a ter uma marca comum โ€“ Carris Metropolitana โ€“ e a cor amarela que tรฃo bem caracteriza os veรญculos da Carris. Vai ainda nascer a empresa Transport mรฉtropolitain de Lisbonne (TML), que passarรก a gerir a Carris Metropolitana e todo o sistema de transportes na AML, incluindo o sistema de bilhรฉtica. O concurso pรบblico internacional para a aquisiรงรฃo de novos autocarros foi lanรงado em Fevereiro e existem agora sete propostas em cima da mesa.

O concurso, no valor de 1,2 mil milhรตes de euros, permitirรก um reforรงo em 40% na oferta de autocarros na AML, que passarรฃo a ser todos iguais, amarelos, e a operar com a marca Carris Metropolitana. O sistema de bilhรฉtica serรก comum e os mapas da rede foram simplificados. Segundo noticiava o jornal Pรบblico em Fevereiro, o novo mapa de rede demorou mais de um ano a ser desenhado com o contributo de todos os 18 municรญpios da AML e com atenรงรฃo aos movimentos pendulares que existem entre esses concelhos, mas tambรฉm com os concelhos vizinhos da AML. Contas feitas, vรฃo ser mantidas 127 carreiras das existentes, reforรงadas 321 e criadas 130 novas. Municรญpios como Setรบbal, Palmela e Mafra serรฃo dos mais beneficiados com este alargamento da rede, que abrangerรก, no total, 2,7 milhรตes de pessoas.

Para o concurso, a AML foi dividida em quatro lotes, dois na margem Norte e dois na margem Sul do Tejo. Os quatro lotes foram postos a concurso, sendo que, como as empresas vencedores nรฃo poderรฃo deter mais de 50% da oferta, nรฃo poderรฃo existir dois lotes entregues ao mesmo operador a nรฃo ser que um deles seja o lote 4, que tem menor dimensรฃo.

Lotes a concurso
  • Lote 1 โ€“ Noroeste: carreiras municipais de Amadora, Oeiras e Sintra, e intermunicipais de ligaรงรฃo a Cascais, Lisboa e exterior AML; total de 133 linhas (35 novas); 33% procura (segundo dados do Inquรฉrito ร  Mobilidade)
  • Lote 2 โ€“ Nordeste: carreiras municipais de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, e intermunicipais de ligaรงรฃo a Lisboa e exterior AML; 218 linhas (31 novas); 32% procura
  • Lote 3 โ€“ Sudoeste: carreiras municipais de Almada, Seixal e Sesimbra, e intermunicipais de ligaรงรฃo ao Barreiro e Lisboa e exterior AML; 116 linhas (43 novas); 18% procuraย 
  • Lote 4 โ€“ Sudeste: carreiras municipais de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal, e intermunicipais de ligaรงรฃo ao Barreiro e Lisboa e exterior AML; 111 linhas (21 novas); 14% procura

Ao concurso lanรงado puderam concorrer os operadores privados que jรก operam na AML, mas tambรฉm outras empresas de fora; por seu lado, as companhias municipais, que jรก asseguram transportes dentro dos seus municรญpios โ€“ a Carris em Lisboa, a Scotturb em Cascais e a TCB no Barreiro โ€“, nรฃo puderam concorrer.

As empresas vencedoras terรฃo um perรญodo transitรณrio de dez meses para adaptarem toda a frota ร s exigรชncias do concurso e ร  marca Carris Metropolitana. No arranque da operaรงรฃo da nova rede de transportes da AML, nรฃo poderรฃo circular autocarros com mais de 16 anos e a idade mรฉdia exigida รฉ de oito anos; jรก no quinto ano do contrato, as metas apertam: nรฃo poderรฃo circular veรญculos com mais de 12 anos e a idade mรฉdia passa para seis.

Quatro vencedores
  • Lote 1 โ€“ ficarรก a cargo do consรณrcio formado pela Scotturb e Vialagus, duas empresas que jรก estรฃo presentes nesta regiรฃo (Amadora, Oeiras e Sintra)
  • Lote 2 โ€“ serรก operado pela Gare routiรจre de Lisbonne, do grupo Barraqueiro, que jรก assegura muitos dos percursos nesta zona (Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira)
  • Lote 3 โ€“ serรก da responsabilidade da Transportes Sul do Tejo (TST), do grupo Arriva, que tambรฉm jรก assegura parte do serviรงo na regiรฃo (Almada, Seixal e Sesimbra)
  • Lote 4 โ€“ ficarรก nas mรฃos da Nex Continental Holdings, consรณrcio formado pela pela Nex Continental/ALSA, pela Transvia e pela Empresa de Transporte Luรญsa Todi (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal)

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) serรก responsรกvel por coordenar a ligaรงรฃo entre a Carris Metropolitana com os outros meios de transporte โ€“ comboio, metro e barco. A TML passarรก tambรฉm a gerir toda a bilhรฉtica e plataforma tecnolรณgica associada, substituindo a actual empresa Operadores de Transportes da Regiรฃo de Lisboa (OTLIS).

O primeiro calendรกrio apontava o arranque da Carris Metropolitana em meados de 2021. Mas o processo atrasou e prevรช-se agora que as mudanรงas passem a visรญveis nas ruas no final de 2021 ou inรญcio de 2022. De fora da operaรงรฃo da Carris Metropolitana, ficarรฃo as empresas Carris, Scotturb e TCB por serem detidas pelos respectivos municรญpios โ€“ Lisboa, Cascais e Barreiro.

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