
A intenção de reformular Sete Rios não é nova ao abrigo do programa Une place dans chaque quartier, mas a Câmara Municipal de Lisboa publicou as plantas do projecto. A intervenção irá pedonalizar e arborizar a zona em frente do Jardim Zoológico, deslocando o tráfego automóvel, introduzir infra-estrutura ciclável que fará ligação à Praça de Espanha, à Estrada de Benfica e à Estrada das Laranjeiras, e ainda fazer nascer um novo terminal de autocarros suburbanos.
De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia, a nova Praça de Sete Rios (ou Praça Marechal Humberto Delgado) irá contar com “reorganização de faixas de rodagem, incremento das faixas BUS e semaforização de travessias pedonais que favorece peões, ciclistas e transportes públicos”. O projecto vai promover o alargamento generalizado dos passeios e reduzir os percursos entre circulação pedonal e paragens de transportes públicos, através da criação de trajectos lineares e directos.

A ideia é precisamente instalar em Sete Rios o novo terminal de autocarros suburbano, até aqui localizado na Praça de Espanha. Um interface confortável, moderno e acessível, localizado sobretudo debaixo do viaduto rodoviário do Eixo Norte-Sul e com “sistemas de proteção da chuva, do vento e do sol que complementem a cobertura que o viaduto proporciona”. A autarquia refere que “o reordenamento do Terminal da Rede Expressos será um complemento de eficiência no complexo do Interface de Transportes”; fala-se ainda na possibilidade de uma futura ligação em subsolo da estação de metro à estação de comboios.
Podes consultar as plantas do projecto de seguida:
Na nova Praça de Sete Rios, serão mantidas as árvores actualmente existentes e criadas novas zonas verdes. “As áreas de jardim correspondem a grandes espaços permeáveis onde predomina o uso de vegetação sobre o uso de pavimentos. Esta tipologia concentra-se na zona norte da intervenção, onde a praça confronta com o Jardim Zoológico, assim como no limite poente, no terreno onde se encontravam as antigas instalações da PIDE e jardim pré-existente, que tendencialmente será mantido, adaptando-o ao novo desenho”, refere a Câmara. “Nos espaços de jardim, prevê-se a criação de parcelas de prado regado, que permitam a circulação, paragem e uso de pessoas em atividades informais como picnics e jogos.”
Para efeitos comparativos, eis a planta actual:

Não existem datas para a requalificação de Sete Rios, mas o projecto está inscrito no orçamento municipal para 2021; ao todo, com o programa Une place dans chaque quartier, a autarquia prevê gastar 13 milhões de euros. A intervenção no Largo de São Sebastião e no Largo do Rio Seco também aparecem mencionadas neste orçamento.