A estação ferroviária de Alcântara-Terra, que integra a Linha de Cintura de Lisboa e movimenta mais de um milhão de passageiros por ano, foi recentemente alvo de obras de reabilitação por parte da Infraestruturas de Portugal. A estação, uma das mais esquecidas e pobres da cidade de Lisboa, conta agora com uma zona de estadia mais ampla e confortável e de melhores acessos, nomeadamente para os utentes com mobilidade condicionada.
As obras arrancaram no Verão e foram recentemente concluídas. Segundo a Infraestruturas de Portugal e uma visita ao local, foi instalado novo mobiliário urbano como bancos, cinzeiros e suporte para bicicletas, renovada a iluminação e a sinalética de toda a estação, melhorado o acesso às Linhas 2 e 3 e alargada a área de estadia junto à Linha 3 com um “rebaixamento e regularização da plataforma da Linha III para a cota de 1,10m acima do plano de rolamento dos carris, tirando assim partido da maior largura dessa plataforma para acesso ao comboio”.
O futuro da estação de Alcântara-Terra passará pela sua ligação à estação de Alcântara-Mar, na Linha de Cascais, hoje a única linha ferroviária do país isolada da rede. Deverá ser construída uma nova estação subterrânea para permitir a ligação das duas linhas, importante para retirar pressão na estação de metro do Cais do Sodré. Com as Linhas de Cascais e da Cintura conectadas, quem venha de Cascais, por exemplo, passa a conseguir chegar ao centro da cidade (Entrecampos, Sete Rios, etc) sem passar pelo Cais do Sodré.