Lugares de cargas e descargas vão ter sensores para se saber se estão livres ou ocupados

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

Les lugares de cargas e descargas são uma componente importante do puzzle complexo que é a mobilidade de uma cidade. Permitem que comerciantes e empresas de serviços possam fazer paragens rápidas para carregar ou descarregar material, de forma segura e legal. Lisboa tem vindo a ganhar novos lugares de cargas e descargas pela cidade como forma de, também, manter a fluidez do tráfego e contrariar comportamentos como a paragem em 2ª fila.

Agora, para tornar os lugares de cargas e descargas mais eficientes, a EMEL vai incorporar um sistema de monitorização que permita mapear esses lugares e detectar a respectiva disponibilidade (livre ou ocupado) em tempo real. O projecto, para ser concretizado, precisa de um fornecedor que disponibilize uma solução, a instale na cidade e faça a respectiva manutenção, tendo sido, nesse sentido, lançado um concurso público.

A EMEL conta com um valor total de 370 mil euros para investir neste projecto – 50% dos quais serão financiados pelo programa Connecting Europe Facility (CEF) ou Mecanismo Interligar a Europa (MIE), o mesmo que irá custear parte dos estudos de modernização das interfaces de transportes públicos.

“Os critérios de adjudicação têm em consideração, além do custo, o nível de abertura do sistema proposto (possibilitando a comunicação direta dos dados com a plataforma de monitorização da EMEL) e o grau de sofisticação do equipamento, nomeadamente se permite verificar o estado por frequência de comunicação independente (p.e. Bluetooth), se dispõe de funcionalidade de selo temporal aquando da deteção de alteração de estado, se permite comunicação com outros dispositivos (smartphones, equipamentos de navegação automóvel ou chave a bordo para proxy de identificação de veículo estacionado) e se é compatível com grau de proteção IP69”, explica a EMEL em comunicado.

O novo sistema irá servir para monitorizar 650 lugares de estacionamento na via pública reservados a operações de cargas e descargas, na zona compreendida entre a Baixa Lisboeta e o Campo Grande.

Esta iniciativa está integrada no C-ROADS PORTUGAL, um um projecto para o desenvolvimento harmonizado de Sistemas Inteligentes de Transporte Cooperativos (C-ITS) em Portugal, co-financiado pelo CEF, e que pretende tornar as estradas portuguesas mais seguras para os cidadãos e cidadãs, a mobilidade mais eficiente, e reduzir as emissões do transporte rodoviário. Sendo um projecto totalmente constituído por empresas nacionais e que integra entre outros, a totalidade dos gestores de infraestruturas rodoviárias do nosso país, considera-se que o C-ROADS PORTUGAL será um marco importante para a implementação dos serviços C-ITS à escala nacional.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também