Requalificação do Largo do Conde Barão avança ainda que sem ZER

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Fotomontagem via CML

Era uma das intervenções enquadradas na nova vida da Baixa lisboeta no âmbito do programa ZER ABC mas vai avançar na mesma, pois faz parte do Une place dans chaque quartier, o programa da Câmara de Lisboa que tem vindo a criar novas praças pedonais na cidade. O Largo do Conde Barão, perto de Santos, vai ganhar nova vida.

O Largo do Conde Barão está genericamente circunscrito a norte pela frente edificada descendente da encosta da Bica, centrada nos seus três Palácios contíguos – Palácio do Conde-Barão de Alvito, Palácio Almada Carvalhais e Palácio Alarcão – e a sul pela frente edificada plana do aterro da Boavista; no espaço “alargado” que surge entre os eixos bem definidos da Calçada Marquês de Abrantes, vinda da Madragoa, e da Rua da Boavista, vinda do Cais do Sodré.

Fotomontagem via CML

Segundo a informação disponível na página do programa Une place dans chaque quartier: “A intervenção abrange todo o espaço público do Largo, bem delimitado pelas suas densas frentes edificadas norte/sul, fronteiro aos Palácios, complementado na envolvente a nascente e a poente pelo último quarteirão da Rua da Boavista, a partir do seu alargamento após o Beco Francisco André, e pelo primeiro quarteirão da Calçada Marquês de Abrantes, terminando na Av. Dom Carlos I, no sentido de vinda do centro da cidade, como espaços de transição entre estes eixos distribuidores e o espaço do Largo propriamente dito. Encontra-se igualmente contemplada nesta intervenção a requalificação e reconversão funcional da totalidade da Travessa do Cais do Tojo, bem como dos segmentos finais da Travessa dos Pescadores e da Rua da Silva, na sua intersecção respectivamente à Calçada Marquês de Abrantes e ao Largo do Conde Barão, por forma a unificar o espaço público de toda a ‘Praça’ do Conde Barão.”

A obra, com duração prevista de 180 dias, irá fazer aumentar a área pedonal, introduzindo novos passeios e pavimento mais confortável, melhorar a acessibilidade e segurança para peões, reordenar o estacionamento e reduzir a ocupação excessiva pelo automóvel do espaço público, criar novas zonas de estadia e lazer e mais zonas verdes.

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