
No Médio Tejo (a região que engloba concelhos como Mação, Vila de Rei, Sertã, Tomar, Abrantes, Torres Novas, etc), criou-se um sistema de transporte público diferente do habitual. Não há autocarros a passar a sempre a determinadas horas, mas há na mesma circuitos, paragens e horários definidos. Só que os autocarros – que, na verdade, são táxis – só passam se as pessoas fizerem uma reserva através de um número gratuito de telefone.
Este conceito de Transporte A Pedido começou a ser testado em 2013 em Mação e foi desde então alargado geograficamente a outros concelhos do Médio Tejo. É aparentemente um sucesso. Aldeias antes isoladas e povoações que só podiam deslocar-se de carro voltaram a estar ligadas por transporte público. E os preços são reduzidos – de 1,20 a 3,80 euros, dependendo dos quilómetros de viagem.
Em Lisboa, está a ser testada esta mesma ideia de “transporte a pedido”. Chama-se XBUS e entrou esta semana em funcionamento nas freguesias das Avenidas Novas, Campolide e São Domingos de Benfica. Este projecto-piloto está delimitada, aproximadamente, pela área a Sul da Avenida Álvaro Pais e da Avenida das Forças Armadas e a Norte da Avenida Duque de Ávila; e entre o eixo da Avenida José Malhoa/Avenida António Augusto de Aguiar e a Rua Dona Filipa de Vilhena / Rua do Arco do Cego.
Os clientes vão poder escolher as suas paragens de origem e de destino no mapa disponível, através da app XBUS by CARRIS (iOS/Android). A app XBUS informa o cliente do tempo de espera e de viagem, permitindo a partir daí acompanhar o autocarro em tempo real. À chegada do autocarro ao local, a app notifica o passageiro e segue a rota indicada. Ao motorista, o sistema indica através de algoritmos o percurso mais rápido a seguir e qual o passageiro a recolher.

O XBUS está disponível nos dias úteis, das 8h às 20h. O tarifário aplicado é o que já se encontra em vigor nas carreiras regulares e de bairro da Carris, seja adquirindo bilhete a bordo ou utilizando o passe Navegante. O pagamento é efetuado com a validação do título de transporte dentro do autocarro. O horário e número de veículos alocados a este projecto podem ser ajustados no decorrer dos testes.
A iniciativa XBUS é desenvolvida no âmbito do Projeto Europeu C-STREETS, beneficiando de apoio financeiro da União Europeia através do Mecanismo Interligar a Europa. Podes saber mais sobre o XBUS no site xbus.carris.pt.