Ponte ciclopedonal no Rio Trancão vai ligar Lisboa e Loures. Deverá estar pronta no próximo Verão

Vai iniciar-se a construção da ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão que permitirá a ligação entre os municípios de Lisboa e Loures. No futuro, será possível caminhar ou pedalar até pelo menos Vila Franca de Xira através de um conjunto de passadiços.

Fotografia DR

Atravessar o Rio Trancão a pé ou de bicicleta vai passar a ser possível no próximo Verão. A Câmara de Lisboa vai dar início à construção da ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão que permitirá a ligação entre os municípios de Lisboa e Loures. No futuro, será possível caminhar ou pedalar até pelo menos Vila Franca de Xira através de um conjunto de passadiços.

A ponte irá custar cerca de 3 milhões de euros e vai incluir o prolongamento da ciclovia que vem do Passeio dos Heróis do Mar. Daqui a ciclovia passará ao largo da rotunda da Praça Gago Coutinho e irá depois ter um pequeno troço ao lado do Rio Trancão, na Rua da Cotovia, até entrar na passagem ciclopedonal. A empreitada, que se iniciou a 13 de Setembro, tem a duração de 10 meses, pelo que a sua conclusão está prevista em Julho de 2022.

O prolongamento da ciclovia do Passeio dos Heróis do Mar

“O projecto desta passagem ciclopedonal integra-se numa estrutura mais vasta que é constituída pela rede de percursos ciclopedonais da Região de Lisboa”, lê-se na memória descritiva. “Este projecto irá permitir que o percurso marginal ao longo do Rio Tejo, que atualmente se desenvolve de Algés ao Parque das Nações, seja alargado até ao Concelho de Loures e que, futuramente, num itinerário mais vasto, se estabeleça a ligação entre Cascais e Vila Franca de Xira, com uma extensão total de cerca de 60 km. Este percurso constituirá uma estrutura de ligação importantíssima, com uma grande variedade de paisagens de fruição natural e urbana ao longo da marginal Cascais-Lisboa e do rio Tejo.”

A criação de uma nova ponte no Trancão é justificada porque “as várias pontes, viadutos e passagens existentes a montante do Trancão, a uma distância não muito longa, constituída por diversas vias e ligações rápidas urbanas e por duas pontes de linhas de caminho-de-ferro” não permitem transpor o rio a pé ou de bicicleta na proximidade da margem poente do Tejo.

A ponte ciclopedonal será suspensa em quatro pilares fundados nas margens do rio e será constituída por uma estrutura em madeira com elementos de reforço ou de ligação em aço. Podes ver, de seguida, o desenho da futura passagem do Trancão.

Apresentação tridimensional da ponte
Perfil da ponte

A ponte ciclopedonal do Trancão será a segunda estrutura do género a ser construída na cidade de Lisboa. Em 2020, ficou concluída uma ponte também para peões e bicicletas na Calçada de Carriche que, no futuro, irá ligar dois parques urbanos. Em concurso público está, entretanto, uma ponte ciclopedonal na Avenida Almirante Gago Coutinho.

Podes obter mais documentação sobre a ponte em baixo:

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.