
O Lisbonne pour les gens, revista sobre mobilidade e sustentabilidade em Lisboa, foi premiado com o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta 2021 na categoria de “Comunicação”. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu esta segunda-feira, 20 de Setembro, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras.
O XVI Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta é uma iniciativa criada em 2006 pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e contou este ano com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Todos os anos, o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta busca “reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado”, segundo a FPCUB. Esta iniciativa está inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que este ano está a decorrer de 16 a 22 de Setembro.
O Lisboa Para Pessoas foi reconhecido pelo seu trabalho de promoção da mobilidade pedonal e ciclável e dos transportes colectivos, e pelo seu contributo à comunidade através da sistematização de informação, conforme referiu a FPCUB durante a cerimónia. “O nosso agradecimento por contribuir para uma Lisboa mais sustentável através da comunicação participativa e construtiva.” Além do Lisboa Para Pessoas, foram distinguidos na categoria “Comunicação” o Jornal de Notícias (JN) pelo seu trabalho no campo da mobilidade e o filme A Alma de um Ciclista, de Nuno Tavares

A FPCUB tem “organizado e apoiado inúmeras iniciativas sobre a temática da utilização da bicicleta, com o objetivo de continuar a sensibilizar a opinião pública e os decisores políticos (governo e administrações central e local) para a necessidade de serem criadas cada vez mais condições seguras para a sua utilização em Portugal, como complemento aos transportes coletivos e ao andar a pé, em alternativa ao uso massivo do automóvel”, lê-se na mesma nota enviada às redacções.
“A Federação mantém a sua disponibilidade para auxiliar as autarquias e os diversos ministérios e tutelas relacionadas com a promoção e uso da bicicleta (ambiente, transportes, mobilidade, saúde, energia, economia, desporto, juventude, cultura e turismo) a desenvolverem políticas e a implementarem medidas e soluções integradas que contribuam de forma efectiva para a utilização da bicicleta como uma mais valia para a mobilidade nas cidades, a exemplo de muitos países da Europa.”
Podes consultar, de seguida, a lista de todos os galardoados em 2021.
Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta 2021
Autarquias e Freguesias
- Câmara Municipal de Barcelos
Instituições de Ensino
- UAlg – Universidade do Algarve
- Colégio Luso – Francês (Grupo de Trabalho “Projeto Pedalar”)
- IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Transport
- Grupo de Trabalho da CP – Comboios de Portugal
Associações e Clubes
- Grupo Musical e Desportivo 9 de Abril de Trajouce – Secção de Cicloturismo
Inovação
- CycleAI
- Bam•bu Bicycles
Empresas
- Sauver des vélos
Comunicação
- Filme A Alma de um Ciclista de Nuno Tavares
- Jornal de Notícias
- Revista digital Lisboa para Pessoas
Citoyenneté
- Paulo Sousa
- Afonso Gonçalves
- Sónia Ramalho