O mapa resulta de uma vontade de a comunidade querer acompanhar a expansão da GIRA. EMEL não tem divulgado os locais onde está a instalar estações nem disponibiliza os planos de crescimento da rede.

Esta quinta-feira, 10 de Fevereiro, ficam operacionais mais três novas estações GIRA: duas nos Olivais e uma no Lumiar. Mas já instaladas e a aguardar abertura estão dezenas de estações pela cidade fora, e há novas a serem instaladas. Pelas redes sociais, os utilizadores da GIRA vão partilhando fotos sempre que encontram novas estações ainda por abrir, mas, à falta de um mapa que mostrasse a futura expansão da rede GIRA, Carlos decidiu criar um.
Carlos Fonseca, 35 anos, engenheiro de software, mora em São Domingos de Benfica e “sempre que possível” usa a bicicleta para se deslocar na cidade, “já desde 2019”. A sua freguesia é uma das que irá ter GIRA em breve e Carlos aguarda esse momento com expectativa. “Sempre achei muito positivo a existência da GIRA na cidade mas, para além de experimentar uma ou duas vezes, nunca utilizei regularmente, dado que as estações que existem não servem o meu dia-a-dia”dit-il. “Com a expansão da rede para a minha freguesia, o caso muda de figura. Posso considerar ir a algum sitio de bicicleta e voltar de outro meio de transporte, por exemplo.”
Por agora, a estação mais próxima de São Domingos fica na vizinha freguesia de Benfica, junto ao centro de saúde e à ponte ciclopedonal que permite chegar a Monsanto. É uma das que está a roxo no mapa de Carlos, indicando uma estação já montada mas inactiva. Ali perto, na Rua Inácio de Sousa, junto à ciclovia da Conde Almoster, já chegou a haver uma estação. “Foi montada ocupando dois lugares de estacionamento mas acabou retirada porque os moradores reclamaram”dit-il. “Desde então, essa doca ainda não foi reposta.” Carlos colocou um pin cinzento no local onde essa estação esteve instalada, sugerindo uma expansão futura.

Carlos reconhece que “esta é uma zona com muita pressão de estacionamento e poucas garagens” e “todas as ruas entre a Estrada de Benfica e a Conde Almoster estão apinhadas de carros estacionados”. “As boas praticas dizem que o espaço ciclável deve retirar espaço ao carro e não ao peão”, mas perante a pressão de quem valoriza o estacionamento automóvel “os modos pedonais e cicláveis é que acabam por perder”. “É um jogo político complicado, mas que tem que ser feito se queremos melhores cidades, com menos poluição, menos atropelamentos e mais espaço para as pessoas”, aponta Carlos. “Colocar várias estações da Gira ao longo da Conde Almoster, que tem ciclovia, permitirá a muito mais pessoas optar por esse método de transporte para aceder ao centro da cidade.”
O mapa comunitário que Carlos Fonseca começou encontra-se disponível no Google Maps. Para contribuir, basta enviar a localização por coordenadas GPS ou fotografia de novas estações ao próprio através de mensagem no Twitter ou do Discord do Lisboa Para Pessoas. As estações assinaladas a verde são estações activas, que estão em pleno funcionamento. A roxo estão identificadas estações inactivas mas já instaladas. A cinzento mostram-se estações que estarão previstas para aquela zona, de acordo com documentação que vai sendo publicada.

Os planos de expansão da GIRA não são claros nem públicos. Alguns mapas da EMEL e outra informação que vai surgindo dão pistas de onde deverão ser instaladas estações, e é nesses dados que Carlos e a comunidade se baseiam. “Fala-se de 50 estações por abrir. Quais são? Onde são? A EMEL não diz directamente. Se queremos saber, temos que procurar nas páginas de algumas freguesias, procurar no local ou ver nas notícias.”
Em 2022, a EMEL não deverá comprar novas docas. Em vez disso, irá abrir as docas que já estão montadas e instalar as que ainda tem em stock ou, eventualmente, ainda por chegar às suas mãos. A GIRA deverá expandir-se este ano para Benfica e São Domingos de Benfica, para o eixo 24 de Julho/Avenida da Índia até ao Restelo, para as Amoreiras, Campolide e Campo de Ourique; deverá ser ao mesmo tempo reforçada em Carnide, Lumiar/Telheiras e no eixo da Almirante Reis (onde falta, por exemplo, abrir uma estação no Largo do Intendente). A expansão futura da rede deverá passar depois pelos “eixos Alcântara-Ajuda e Restelo-Belém, Marvila-ISEL, eixo ribeirinho, interfaces e relações intermunicipais com Loures, Odivelas, Oeiras e Amadora, assim como densificação nas freguesias de Benfica, Lumiar e Olivais”, de acordo com informação que foi a reunião de Câmara no final do ano passado.