Câmara de Lisboa vai activar 41 radares de velocidade para acalmar a cidade

Primeiros 21 radares em Lisboa vão começar a funcionar já a partir de 1 de Junho, e os restantes 20 serão activados, de forma gradual.

Lisboa contava com 21 radares de monitorização de velocidade que foram substituídos por novos equipamentos com tecnologia mais avançada e aos quais foram adicionados mais 20. Vão entrar em funcionamento a partir de 1 de Junho de forma faseada.

No dia 1 de Junho, serão activados os 21 radares recentemente substituídos por novos, e que se encontram nas seguintes localizações:

  • Avenida da Índia
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (2 sentidos)
  • Avenida de Ceuta (2 sentidos)
  • Avenida General Correia Barreto (2 sentidos)
  • Avenida Marechal António Spínola (2 sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida da República
  • Campo Grande
  • Avenida Cidade do Porto
  • Avenida João XXI
  • Avenida Afonso Costa
  • Túnel Marquês de Pombal
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes
  • Avenida das Descobertas

Os restante 20 radares entrarão em funcionamento de forma gradual, a partir da data referida anteriormente. São estas as localizações destes novos 20 radares:

  • Avenida Santos e Castro (2 sentidos)
  • Avenida Lusíada (2 sentidos)
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida Padre Cruz (2 sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (2 sentidos)
  • Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (2 sentidos)
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida de Ceuta
  • Avenida Calouste Gulbenkian
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes (2 sentidos)
  • Avenida dos Combatentes (2 sentidos)
Mapa dos novos radares, a azul, e dos radares substituídos, a vermelho (cortesia de CML)

Instalados e prontos há vários meses, a Câmara Municipal tem adiado a sua activação porque o Presidente Carlos Moedas defende que os mesmos devem estar estar bem visíveis e sinalizados, numa lógica pedagógica e não de “caça à multa”. A autarquia apostou, assim, na colocação de um sinal adicional nas avenidas monitorizadas por radar, que reforça o sinal oficial que o Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) exige para qualquer via está sujeita a fiscalização de velocidade (sinal H43 – Velocidade Instantânea).

A Câmara lançou ainda uma campanhas nas suas redes sociais com o mote “Menos Velocidade, Mais Segurança” e criou uma página no seu site – lisboa.pt/radar – com a localização de todos os radares.“Com o objectivo de aumentar a segurança rodoviária e de diminuir os acidentes na cidade de Lisboa, a Câmara Municipal pretende apostar no reforço de medidas de acalmia de tráfego, quer a nível de alterações na infraestrutura viária quer a nível de reforço dos sistemas de segurança rodoviária”, refere a autarquia em comunicado.

As 20 novas localizações para instalação de radares foram definidas com base na monitorização da sinistralidade da cidade de Lisboa, efectuada pela autarquia em articulação com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), e nos seguintes três critérios:

  1. Controlar as entradas e saídas da cidade;
  2. Complementar posições de radares existentes;
  3. Mitigar factores de risco, principalmente vias com inclinação elevada e com 3 vias de trânsito no mesmo sentido.

A implementação desta medida de segurança rodoviária representou um investimento total de total de 2,1 milhões euros e resulta de uma medida do executivo de Fernando Medina. Os novos radares deveriam estar em funcionamento no final de 2021, de acordo com os primeiros prazos avançados. Os novos aparelhos são equipamentos modernos e com uma tecnologia mais actual, que possibilitam o controle simultâneo de velocidade em várias vias e em ambos os sentidos, enquanto os radares antigos apenas permitem controlar a velocidade numa única via. Não está, por agora, prevista a aquisição de mais radares.

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