CP avisa para constrangimentos devido às altas temperaturas

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Os sistemas de ar condicionado dos comboios da CP não são compatíveis com temperaturas a rondar os 40 ºC. Problemas que já se tinham verificado aquando da vaga de calor de 2018 voltaram a repetir-se.

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No Verão de 2018, uma vaga de calor excessivo revelou que os sistemas de ar condicionado dos comboios da CP, em particular os de longo curso, não aguentam temperaturas elevadas, não funcionando correctamente quando os termómetros rondam os 40 ºC. Quatro anos depois, o país volta a passar por uma vaga de calor semelhante e a CP emitiu, na sexta-feira à noite, um comunicado a avisar para constrangimentos na circulação ferroviária nos próximos dias.

“Recomendamos que, sempre que possível, realize as suas viagens ao início da manhã ou ao final do dia”, indicou a operadora ferroviária nacional, uma vez que, “devido à onda de calor prevista para os próximos dias, as condições de conforto a bordo de alguns comboios, poderão não ser as mais adequadas, em especial nas horas com temperaturas mais elevadas”. A CP disponibiliza o reembolso total e gratuito de bilhetes já adquiridos para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, que pode ser feito através do site, da app ou das bilheteiras físicas até 30 minutos antes da viagem; ou através de um formulário online até 10 dias após a data da viagem efectuada.

Além da questão do ar condicionado, o calor elevado que se tem vindo a sentir nos últimos dias e que deverá continuar nos próximos dias está a impor limitações temporárias de velocidade em alguns locais da rede ferroviária nacional para prevenir problemas na linha, como a dilatação excessiva dos carris.

Nesta quinta e sexta-feiras, decorreram alguns constrangimentos na circulação de longo curso da CP devido às altas temperaturas, como reporta o jornal Eco: por exemplo, um Alfa Pendular entre Lisboa e Braga ficou sem ar condicionado e, na estação do Entroncamento, os passageiros foram forçados a esperar hora e meia por dois comboios regionais – mais lentos – para seguirem até ao destino. O Eco lembra que “as actuais nove unidades da frota do Alfa Pendular foram renovadas há menos de cinco anos, num investimento total de 18 milhões de euros – a décima composição está imobilizada há quase dois anos, depois do acidente de Soure”.

A vaga de calor do Verão de 2018 tinha levado a CP a cancelar a venda de bilhetes para alguns horários de Alfa Pendular e Intercidades, depois de vários problemas com as condições de bordo destes comboios. A CP nunca chegou a esclarecer o porquê de os sistemas de ar condicionado falharem com altas temperaturas – não acontece noutros meios de transporte, como os autocarros de longo curso.

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