As obras de expansão do Metro de Lisboa vão levar à criação de um segundo terminal no Campo Grande, temporário, durante 13 meses.

As paragens dos transportes coletivos rodoviários que utilizam a interface do Campo Grande, em Lisboa, vão sofrer alterações temporárias na sequência das obras para o prolongamento das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, que envolvem a construção de dois novos viadutos na zona do Campo Grande.
A partir do próximo dia 9 de Setembro entrará em funcionamento um novo terminal rodoviário (Terminal 2), que vai alocar quatro paragens que actualmente se encontram no terminal existente (agora denominado de Terminal 1). Em consequência desta alteração, as paragens do Terminal 1 serão também reorganizadas. Prevê-se que estas alterações estejam em vigor durante os próximos 13 meses, o que envolverá o lançamento da Carris Metropolitana no início de 2023, que substituirá em Janeiro todos os actuais operadores.

Por agora, esta reorganização terá implicações nos serviços de transporte destas empresas: Santo António, Rodoviária de Lisboa, Henrique Leonardo Mota, Isidoro Duarte, Ribatejana, Boa Viagem, Mafrense, Barraqueiro Oeste e Rodoviária do Oeste/Tejo.
Assim, no terminal rodoviário actual (Terminal 1), verificar-se-ão as seguintes alterações na localização dos cais dos autocarros:
Cais Actual (Terminal 1) | Cais Futuro (Terminal 1) | Opérateur | Carreira(s) |
---|---|---|---|
1 | 1 | Saint Antoine | Torres Bela Vista |
2 | 2 | Saint Antoine | Torres Bela Vista (via IC22) |
3 | 5 | Saint Antoine | Cidade Nova |
4 | 7 | Gare routière de Lisbonne | 201, 211, 901, 931, 214, 226 |
5 | 11 | Gare routière de Lisbonne | 353 |
6 | 12 | Gare routière de Lisbonne | 344, 333 |
7 | 13 | Gare routière de Lisbonne | 334, 354 |
8 | 8 | Gare routière de Lisbonne | 331 |
9 | 9 | Gare routière de Lisbonne | 335, 336, 337 |
10 | 6 | Saint Antoine | Urmeira/Frielas |
11 | 15 | Henrique Leonardo Mota/Isidoro Duarte | Guerreiros/Póvoa Galega/Milharado |
12 | 16 | Isidoro Duarte | C. Montachique/Asseiceira Grande/Póvoa da Galega |
13 | 18 | Gare routière de Lisbonne | 313, 329 |
14 | 19 | Gare routière de Lisbonne | 300, 311 |
15 | 20 | Gare routière de Lisbonne | 312 |
16 | 21 | Gare routière de Lisbonne | 315 |
17 | 17 | Ribatejana | 901, 921, Vila Franca de Xira |
18 | 26 | Boa Viagem | 2, 3, 21 |
19 | 28 | Boa Viagem | 87, 88 |
20 | 27 | Boa Viagem | 43, 72 |
21 | 24 | Mafrense | 200, 208, 229, 2080 (via Pinheiro/Mafra/Malveira/Zambujal/Ericeira) |
22 | 29 | Barraqueiro Oeste | 700 |
23 | 25 | Barraqueiro Oeste | 701, 702 |
24 | 22 | Mafrense | 207 |
25 | 23 | Mafrense | 209 |

O novo Terminal 2 vai estar próximo da estação de Metro do Campo Grande, entre a Rua Ator Fernando Curado Ribeiro e a Alameda das Linhas de Torres, ocupando temporariamente o espaço antes utilizado por um parque de estacionamento. Para o Terminal 2 serão relocalizadas as paragens referentes a um único operador, a Rodoviária do Oeste/Tejo, com as seguintes carreiras:
Cais Actual (Terminal 1) | Cais Futuro (Terminal 2) | Operadora | Carreira(s) |
---|---|---|---|
26 | 30 | Rodoviária do Oeste/Tejo | Rápida Verde Caldas da Rainha |
27 | 31 | Rodoviária do Oeste/Tejo | Rápida Verde Caldas da Rainha |
28 | 32 | Rodoviária do Oeste/Tejo | Rápida Azul Peniche |
29 | 33 | Rodoviária do Oeste/Tejo | Rápida Laranja/Vermelha Santarém e Rio Maior |

Salienta-se o facto de que o Terminal 2 só irá contemplar linhas interregionais (fora da AML), que têm uma frequência horária mais reduzida que as linhas intermunicipais.
Segundo o Metro de Lisboa, a localização deste novo espaço de terminal rodoviário provisório foi articulada com a Câmara de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), tendo em consideração as características que um terminal rodoviário requer, bem como as condicionantes existentes na zona. Foi considerado que o local seleccionado é o que melhor se adequa para garantir a proximidade à estação de Metro do Campo Grande e com os restantes transportes públicos existentes nessa zona.

O Metro de Lisboa “lamenta, desde já, os transtornos que estas alterações possam vir a causar” e refere que as novas paragens “se encontrarão devidamente sinalizadas” no interior da estação do Campo grande, “através de sinalética informativa e de encaminhamento”, e também nos referidos terminais rodoviários e espaços de circulação exteriores adjacentes.
A construção da nova Linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da actual Linha Amarela à estação de Telheiras (actual Linha Verde). No âmbito desta empreitada, no final do mês de junho, foi alcançado mais um marco importante na execução dos trabalhos com a betonagem do primeiro tramo de tabuleiro, localizado entre dois pilares do viaduto que fará a ligação entre Campo Grande e Telheiras.
