Obras da Linha Circular mudam autocarros de sítio no Campo Grande

As obras de expansão do Metro de Lisboa vão levar à criação de um segundo terminal no Campo Grande, temporário, durante 13 meses.

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As paragens dos transportes coletivos rodoviários que utilizam a interface do Campo Grande, em Lisboa, vão sofrer alterações temporárias na sequência das obras para o prolongamento das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, que envolvem a construção de dois novos viadutos na zona do Campo Grande.

A partir do próximo dia 9 de Setembro entrará em funcionamento um novo terminal rodoviário (Terminal 2), que vai alocar quatro paragens que actualmente se encontram no terminal existente (agora denominado de Terminal 1). Em consequência desta alteração, as paragens do Terminal 1 serão também reorganizadas. Prevê-se que estas alterações estejam em vigor durante os próximos 13 meses, o que envolverá o lançamento da Carris Metropolitana no início de 2023, que substituirá em Janeiro todos os actuais operadores.

Mapa geral da nova interface do Campo Grande com as obras do Metro (via Metro de Lisboa)

Por agora, esta reorganização terá implicações nos serviços de transporte destas empresas: Santo António, Rodoviária de Lisboa, Henrique Leonardo Mota, Isidoro Duarte, Ribatejana, Boa Viagem, Mafrense, Barraqueiro Oeste e Rodoviária do Oeste/Tejo.

Assim, no terminal rodoviário actual (Terminal 1), verificar-se-ão as seguintes alterações na localização dos cais dos autocarros:

Cais Actual (Terminal 1)Cais Futuro (Terminal 1)OpérateurCarreira(s)
11Saint AntoineTorres Bela Vista
22Saint AntoineTorres Bela Vista (via IC22)
35Saint AntoineCidade Nova
47Gare routière de Lisbonne201, 211, 901, 931, 214, 226
511Gare routière de Lisbonne353
612Gare routière de Lisbonne344, 333
713Gare routière de Lisbonne334, 354
88Gare routière de Lisbonne331
99Gare routière de Lisbonne335, 336, 337
106Saint AntoineUrmeira/Frielas
1115Henrique Leonardo Mota/Isidoro DuarteGuerreiros/Póvoa Galega/Milharado
1216Isidoro DuarteC. Montachique/Asseiceira Grande/Póvoa da Galega
1318Gare routière de Lisbonne313, 329
1419Gare routière de Lisbonne300, 311
1520Gare routière de Lisbonne312
1621Gare routière de Lisbonne315
1717Ribatejana901, 921, Vila Franca de Xira
1826Boa Viagem2, 3, 21
1928Boa Viagem87, 88
2027Boa Viagem43, 72
2124Mafrense200, 208, 229, 2080 (via Pinheiro/Mafra/Malveira/Zambujal/Ericeira)
2229Barraqueiro Oeste700
2325Barraqueiro Oeste701, 702
2422Mafrense207
2523Mafrense209
Pormenor do novo Terminal 1 do Campo Grande (via Metro de Lisboa)

O novo Terminal 2 vai estar próximo da estação de Metro do Campo Grande, entre a Rua Ator Fernando Curado Ribeiro e a Alameda das Linhas de Torres, ocupando temporariamente o espaço antes utilizado por um parque de estacionamento. Para o Terminal 2 serão relocalizadas as paragens referentes a um único operador, a Rodoviária do Oeste/Tejo, com as seguintes carreiras:

Cais Actual (Terminal 1)Cais Futuro (Terminal 2)OperadoraCarreira(s)
2630Rodoviária do Oeste/TejoRápida Verde Caldas da Rainha
2731Rodoviária do Oeste/TejoRápida Verde Caldas da Rainha
2832Rodoviária do Oeste/TejoRápida Azul Peniche
2933Rodoviária do Oeste/TejoRápida Laranja/Vermelha Santarém e Rio Maior
Pormenor do novo Terminal 2 do Campo Grande (via Metro de Lisboa)

Salienta-se o facto de que o Terminal 2 só irá contemplar linhas interregionais (fora da AML), que têm uma frequência horária mais reduzida que as linhas intermunicipais.

Segundo o Metro de Lisboa, a localização deste novo espaço de terminal rodoviário provisório foi articulada com a Câmara de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), tendo em consideração as características que um terminal rodoviário requer, bem como as condicionantes existentes na zona. Foi considerado que o local seleccionado é o que melhor se adequa para garantir a proximidade à estação de Metro do Campo Grande e com os restantes transportes públicos existentes nessa zona.

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O Metro de Lisboa “lamenta, desde já, os transtornos que estas alterações possam vir a causar” e refere que as novas paragens “se encontrarão devidamente sinalizadas” no interior da estação do Campo grande, “através de sinalética informativa e de encaminhamento”, e também nos referidos terminais rodoviários e espaços de circulação exteriores adjacentes.

A construção da nova Linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da actual Linha Amarela à estação de Telheiras (actual Linha Verde). No âmbito desta empreitada, no final do mês de junho, foi alcançado mais um marco importante na execução dos trabalhos com a betonagem do primeiro tramo de tabuleiro, localizado entre dois pilares do viaduto que fará a ligação entre Campo Grande e Telheiras.

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