Próximo Metro: uma app para que não tenhas de voltar a correr para o metro

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Aplicação web, criada em 2020 por dois voluntários, mostra os tempos de espera do Metro de Lisboa de forma muito simples.

Quão bom seria saber o tempo de espera do Metro de Lisboa antes de chegar à estação? Ou mesmo quando já estás a descer as escadas rolantes, para que não tenhas de estar a correr desnecessariamente? Próximo Metro é uma aplicação web que te dá de forma muito simples os tempos de espera das estações de metro mais próximas.

O Próximo Metro conquista-nos precisamente pela simplicidade. A qualquer momento, basta ir a proximometro.pt, activar a localização e ver quanto tempo falta para o metro nas estações mais próximas. Dessa forma, podes planear melhor quando sair de casa ou do escritório, ou se vale a pena um passo mais apressado porque o metro vem mesmo aí.

Por ser uma aplicação web, funciona em qualquer dispositivo e sistema operativo, tanto no telemóvel como num computador ou tablet. Em alternativa à partilha de localização, podes navegar pela rede do Metro de Lisboa, escolhendo a linha e a estação sobre a qual queres ver informação. Para cada estação, a app mostra-te os tempos de espera, actualizados ao segundo, em cada sentido dos próximos três comboios. É também possível consultar os horários tabelados dos comboios em cada estação.

Próximo Metro utiliza a API oficial do Metro de Lisboa. A aplicação é não oficial e foi desenvolvida por dois jovens programadores, Cláudia Conceição (frontend) e João Almeida (backend). A dupla já tentou contactar a empresa de transportes para saber se teriam interesse no seu trabalho; entretanto, pretendem adicionar novas, como o número de carruagens dos comboios, indicação de perturbações na linha e se os tempos de espera estão actualizados em tempo real ou não (nem sempre a API do Metro responde). Muitas destas funcionalidades já estão programadas, mas ainda não foram desenhadas.

São várias as pessoas que, de modo voluntário, desenvolvem apps para melhorar a sua experiência nos transportes públicos e as experiência dos demais. Neste Guia estamos a fazer um mapeamento de todas essas plataformas e soluções digitais.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.