Escadas rolantes da Baixa-Chiado a funcionar: Metro de Lisboa conclui reparação provisória

Das 12 escadas rolantes da estação, cinco são novas. As restantes sete sofrerão uma modernização de fundo até ao primeiro trimestre de 2024. Por agora, estão a funcionar a 100%, depois de concluída uma reparação provisória.

Lisbon Photography For People

Estão, desde esta sexta-feira, a funcionar todas as 12 escadas mecânicas da estação de Metro da Baixa-Chiado, assim como a plataforma de transporte de cadeiras de rodas. Todos os elevadores entre os cais e o átrio da estação estão também operacionais, informou a empresa em comunicado.

A notícia surge depois de um tweet e post de Instagram virais, partilhados no início da última semana e que levaram a SIC Notícias a fazer um directo e uma notícia (pelo menos) sobre o assunto. As publicações nas redes sociais relatavam dois idosos a subir, aparentemente cansados, um dos lances de escadas da estação Baixa-Chiado devido a indisponibilidade das escadas rolantes.

Numa nota de imprensa publicada no seu site na quinta-feira, o Metro de Lisboa previa ter todas as escadas mecânicas da estação Baixa-Chiado operacionais “no final do mês de Outubro”, depois de concluídas um conjunto de “obras de renovação e beneficiação” em sete dos 12 equipamentos. No entanto, esta intervenção acabou por ficar pronta mais cedo, logo na sexta-feira, conforme anunciou a empresa ao final do dia. O Lisboa Para Pessoas pôde comprovar obras na estação Baixa-Chiado no final desta semana.

Solução provisória

Trata-se, no entanto, de a “solução provisória” até à modernização de fundo dessas sete escadas rolantes, “que se prevê que esteja concluída no primeiro trimestre de 2024”. Segundo o Metro de Lisboa, das 12 escadas mecânicas de Baixa-Chiado cinco já foram substituídas por novos equipamentos. Encontra-se a decorrer o concurso público para a modernização dos sete lances de que agora foram temporariamente remendadas; o prazo de apresentação de propostas termina no último dia deste mês e prevê a modernização de três lances e a substituição integral de outros quatro lances. Também está prevista a substituição dos elevadores da estação e o lançamento do concurso para esta intervenção está previsto para 2023.

Assim, em resumo:

  • a estação Baixa-Chiado tem 12 escadas mecânicas que ligam o exterior da estação ao átrio, e quatro elevadores que permitem ir do átrio para cada um dos quatro cais de embarque. Há ainda uma plataforma de transporte de cadeiras de rodas numa das saídas da estação;
  • das 12 escadas mecânicas, cinco já foram integralmente substituídas;
  • as restantes sete foram agora intervencionadas para ficarem operacionais, aguardando-se uma modernização de fundo. O concurso público está a decorrer e o processo deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2024;
  • em 2023, será lançado um concurso para a modernização dos quatro elevadores da estação.

Justificação para as avarias

Segundo o Metro de Lisboa, as avarias registadas nas escadas rolantes da estação Baixa-Chiado devem-se, principalmente, às seguintes razões:

  1. situações de desgaste acumulado pelo tempo de serviço, não incluídas no âmbito dos contratos de manutenção e que exigem a consulta ao mercado para contratação da referida reparação (processos normalmente morosos);
  2. estação de elevado movimento de clientes. Acresce a sobre-utilização dessa estação, estimando-se que 30 a 50% da utilização se deva a atravessamentos de uma zona da cidade para outra (já que se tratam de acessos em zona não paga) por pessoas que não são clientes do Metro;
  3. a antiguidade de alguns dos equipamentos, que, estando descontinuados, apresentam dificuldades acrescidas na aquisição de peças de reparação;
  4. dificuldades no cumprimento dos prazos de entrega de material para reparação;
  5. actos de vandalismo que provocam um anormal fluxo de avarias.

Reparação será monitorizada

A reparação concluída nesta sexta-feira será acompanhada de perto nos próximos dias, “para o caso de serem precisos reajustes e afinações, tendo em conta a extensão das intervenções efectuadas”. O Metro de Lisboa diz que, no âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, já investiu cerca de 5,12 milhões de euros. “As acessibilidades, em geral, e as escadas e os tapetes rolantes em particular, são uma matéria prioritária para o Metro de Lisboa. É nesse sentido que a empresa tem vindo a adaptar e a modernizar as suas estações e equipamentos por forma a dar cumprimento ao princípio da acessibilidade e mobilidade para todos.”

A rede do Metro de Lisboa inclui 117 elevadores e 244 escadas e tapetes rolantes. “Para o Metro de Lisboa, a reparação de avarias mecânicas é uma prioridade desde sempre, uma vez que são reconhecidos os transtornos que as falhas nestes equipamentos causam aos clientes, problemas esses que o Metro está empenhado em resolver”, diz a empresa.

Actualmente, das 56 estações de Metro existentes, 43 estações dispõem de acessibilidade plena (situação que garante o acesso a pessoas com mobilidade reduzida) o que corresponde a cerca de 77% da totalidade das estações da rede. Em 2025, o Metro de Lisboa quer ter 52 estações com acessibilidade plena (este número não contempla as novas estações que, entretanto, se venham a inaugurar no âmbito dos projectos de ampliação da rede e que já abrirão dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena).

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